01Jun/11

Mercado de luxo deve crescer 33% em 2011

Estimulado pelo aumento do grupo economicamente ativo no mercado doméstico e pelo interesse maior de empresas estrangeiras no Brasil, o setor de produtos e serviços de luxo cresceu 60% em cinco anos. A previsão é que o faturamento com este segmento alcance R$ 20 bilhões em 2011 – crescimento de 33% comparado com a arrecadação do ano passado.

Estas informações constam no estudo “O Mercado de luxo no Brasil”, apresentado pela consultoria GFK. A quarta edição do levantamento foi realizada entre abril e maio deste ano com 79 das 230 empresas do setor presentes atualmente no país.

Detectou-se também nesta pesquisa que São Paulo continua sendo a cidade mais importante para o mercado de luxo, seguida por Rio de Janeiro e Brasília. Mesmo assim, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte já aparecem como mercados promissores para os executivos consultados. Em 2009, por exemplo, apenas 8% dos entrevistados citavam Curitiba como uma cidade em expansão no segmento. Já em 2010, este número mais que dobrou, passando para 22%.

Entre os obstáculos que emperram uma expansão destas empresas, a carga tributária foi citada de modo unânime por executivos e palestrantes. Além dela, a dificuldade em encontrar mão de obra qualificada também está no topo dos impedimentos citados.

Com informações de Keila Guimarães do Propmark.

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