06Set/19

Mercado de cuidados pessoais impulsiona compra de espaço publicitário

O mercado brasileiro é extremamente volátil, por isso, acompanhar as notícias e tendências sobre ele é tarefa obrigatória para quem quer estar preparado para o que der e vier. Segundo um levantamento da Kantar IBOPE Media, a compra de espaço publicitário no primeiro semestre de 2019 teve crescimento de 7% em relação ao mesmo período de 2018, sendo muito positivo principalmente para os setores de Higiene, Beleza e Farmacêutico, que registraram alguns dos maiores aumentos.

Entre os principais anunciantes deste ano, a Unilever foi a que mais se destacou, com variação positiva de 68%, seguida por Divcom Pharma Nordeste (+43%), Sky (+36%) e Procter & Gamble (+25%). Além delas, mais 7 novas marcas aumentaram os investimentos em mídia e entraram para o top 30: Yellow Mountain, Prevent Senior, Havan, EMS Farmacêutica, Decolar.com, Santander e General Motors. Confira a listagem completa!

Dados do estudo também mostram que um mês antes da Copa América e da Copa do Mundo de Futebol Feminino os investimentos em mídia aumentaram significativamente.

Investimento em cada meio

De todo o valor investido na compra de espaço publicitário no primeiro semestre de 2019, 58% foi destinado à TV aberta, seguido de TV por assinatura, com 13%. O Digital, que obteve 10%, conquistou o maior crescimento em relação ao ano anterior, com variação positiva de 75%. Esse resultado é reflexo dos novos formatos de mídia online e do refinamento da cobertura.

Este ano começou com grandes filmes em cartaz no cinema, como Vingadores: Ultimato, Capitã Marvel, Vidro e X-Men: Fênix Negra, o que impulsionou o número de inserções no meio e, consequentemente, o investimento, que foi 60% maior que em 2018.

Setores que mais investiram

No total foram investidos R$ 73.575.629 neste primeiro semestre, contra R$ 69.820.958 do ano anterior. Os setores do top 5 permanecem os mesmos, apenas com algumas mudanças nas posições.

Já quando falamos do aumento no investimento em relação a 2018, outros setores se destacaram:

Investimento por cidades

Por ser uma das cidades mais populosas do mundo, São Paulo continua sendo a praça que mais investe em compra de espaço publicitário, com uma grande vantagem em relação ao segundo colocado, que é o Rio de Janeiro.

Embora esteja em 7º lugar, Recife apresentou o maior crescimento em investimento, chegando a 10% no fim do primeiro semestre, seguido por Florianópolis (+8%) e Salvador (+7%).

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