23Mai/12

Mercado avança quase 15% no 1º bimestre

O investimento publicitário no Brasil ultrapassou os R$ 4 bilhões no primeiro bimestre deste ano, crescendo 14,72% (sem descontar a inflação) em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Projeto Inter-Meios. O faturamento publicitário total em janeiro e fevereiro de 2011 chegou a R$ 3,5 bilhões. A maior participação nos investimentos de mídia ainda está com a TV aberta (65,41%), com R$ 2,62 bilhões acumulados, acompanhada pelos Jornais (11,23%), Revistas (5,5%) e Internet (5,29%).

As mídias que tiveram crescimento acima da média foram Cinema (32,47%), Internet (26,26%), TV por assinatura (22,58%), Revista (20,15%) e TV aberta (17%). Rádio (4,4%), Mídia Exterior (3,53%) e Guias e Listas (0,84%) também receberam investimentos. O único meio que com uma leve queda nos investimentos publicitários em relação ao ano passado foi Jornal (-1,09%), que, nestes dois primeiros meses, registrou o total de R$ 451,5 milhões, contra R$ 456,5 milhões no mesmo período de 2011.

As operações online dos jornais foram responsáveis por um total de R$ 16,48 milhões, ou o equivalente a 0,41% do total investido nos dois primeiros meses. O Projeto Inter-Meios é um relatório de investimento em mídia brasileira, realizado a partir dos dados de faturamento publicitário fornecidos pelos próprios veículos. A iniciativa é coordenada pelo Meio & Mensagem.

Acompanhe o quadro com faturamento bruto por meio.


Crédito: Meio & Mensagem

Com informações de Rodrigo Manzano, do M&M Online / Adaptação: Equipe FTPI.

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