04Set/12

Lei Cidade Limpa libera 94% dos projetos de arte

De 2009 à metade até agora, a SP Urbanismo – área da prefeitura de São Paulo responsável pelo mobiliário e paisagem urbana – registrou o recebimento de 175 propostas de intervenções artísticas nas ruas da capital paulista. Esses projetos têm o objetivo de aproveitar os critérios da Lei Cidade Limpa, que, muito embora proíba anúncios publicitários na área externa da cidade, autoriza o patrocínio de empresas a obras e instalações, isso desde que não haja exposição de nenhuma marca.

Segundo informações de Regina Monteiro, diretora de paisagem urbana da SP Urbanismo, a prefeitura autorizou 94% das propostas recebidas, o que viabilizou 164 projetos. Nem todos eles, entretanto, chegaram de fato às ruas, já que execução dependia dos recursos operacionais e financeiros das empresas envolvidas. “Essas intervenções são boas maneiras de dar novas formas e cor à cidade”, conta Regina.

Como exemplos do bom uso das permissões do Cidade Limpa, temos os cases Galeria GE, ação que resultou da parceria entre a marca e a AlmapBBDO, colorindo empenas de prédios de São Paulo, assim como o projeto Choque Cultural, da Air France KLM.

Regina também destaca o interesse da Prefeitura pela captação de projetos urbanos, com objetivo de auxiliar o tráfego e a mobilidade urbana, como a ciclofaixa (feita em parceria com o Bradesco) e o sistema de locação de bicicletas, criado pelo Itaú.

Com informações de Bárbara Sacchitiello, do M&MOnline / Adaptação: Equipe FTPI | Negócios em Mídia | Mídia Regional.

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