26Mar/19

Kantar mapeia as tendências de mídia para 2019

Kantar mapeia as tendências de mídia para 2019

O que esperar do mercado de mídia e digital em 2019? A Kantar, líder mundial em análise de dados, insights e consultoria, divulgou recentemente o Media Predictions, um estudo que reúne informações de pesquisa e análise assinadas por alguns dos principais especialistas da empresa ao redor do mundo. O relatório, que é publicado anualmente desde 2009, mostra os 12 principais movimentos que devem moldar o cenário do marketing e comunicação neste ano.

Previsões para mídia em 2019

Entre as tendências, o Media Predictions aponta que usaremos de forma ainda mais prática o Analytics e a Inteligência Artificial, possibilitando entender melhor o retorno sobre os investimentos. A tecnologia por voz também ganha mais espaço, então os profissionais de marketing precisarão aproveitá-la de forma ainda mais criativa, enquanto a Realidade Aumentada permitirá que as empresas adotem fontes de dados sofisticadas, o que possibilitará uma segmentação inteligente.

Realidade aumentada

Quando o assunto é propaganda, o ano também promete trazer algumas mudanças. A começar pelo conteúdo. A tendência é que os anunciantes fiquem mais atentos à imagem das mulheres, já que elas não costumam se identificar com o que têm sido feito. Por isso, é importante que comecem a se adaptar, lidando com questões sociais desde já e usando seu poder de influência para ir além de estereótipos de gênero na publicidade.

As marcas também buscarão oferecer mais experiências interativas nas mídias sociais, criando ações integradas com seus consumidores. A relação de confiança entre marca e público também deve aumentar, uma vez que os grandes influenciadores devem dar lugar aos microinfluenciadores, trazendo mais autenticidade e proximidade nas campanhas. Uma estratégia que promete conquistar mais credibilidade com o público.

Confira a lista completa de tendências apontadas pelo estudo:

  • Começaremos a unir o Analytics e a Inteligência Artificial para entender melhor o verdadeiro ROI.
  • Profissionais de marketing começarão a explorar tecnologias de voz de forma mais criativa.
  • Marcas vão buscar estabelecer experiências interativas, confiáveis e mais ricas nas mídias sociais com o uso de novas tecnologias.
  • Empresas precisarão se reinventar para criar experiências para os consumidores, trabalhando com comunicação integrada entre todos os pontos de contato para interagir de forma consistente com seus consumidores.
  • As marcas levarão mais a sério a imagem das mulheres em propagandas.
  • A Amazon se torna um rápido motor na corrida de publicidade digital em todas as suas plataformas.
  • Propagandas em vídeo começarão a desenvolver sua própria personalidade, em vez de ser apenas uma edição de um filme de TV.
  • A televisão continua sendo um meio de construção de marca comprovado, mas agora a internet também faz parte desse ecossistema.
  • Novos desenvolvimentos em automatização de marketing serão estimulados pela Inteligência Artificial, impulsionando a segmentação por mídia.
  • A influência estará mais ligada à credibilidade. Para isso, as marcas tentarão ganhar confiança usando microinfluenciadores.
  • As empresas irão adotar fontes de dados mais sofisticadas para uma segmentação mais inteligente.
  • A Realidade Aumentada passará a ter um papel maior na construção de marcas.


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