26Mar/18

Jovens interagem mais com a imprensa tradicional

Os jovens estão se afastando de páginas politicamente engajadas e passando a interagir mais com a imprensa tradicional. Essa é a conclusão de um levantamento inédito feito no Brasil pela Pública, em parceria com a ESPM-Rio e o Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação da Universidade de São Paulo. O estudo analisou interações entre 1.822 perfis de Facebook e páginas de notícias. Os resultados apontam diferenças significativas entre os leitores de páginas engajadas, que lideram a polarização do debate político, e os de páginas da imprensa tradicional, que costumam adotar tom mais neutro nas reportagens.

No total, 33,3% do público mais jovem, entre 20 e 30 anos, opta por curtir postagens de páginas de veículos da grande imprensa. Mais de 25% da audiência acima dos 50 anos se sente mais atraído a interagir com conteúdos de esquerda, e 30% das pessoas na faixa de 41 a 50 anos são leitores de páginas engajadas com a direita. Segundo os especialistas responsáveis pelo estudo, as curtidas nas postagens comprovam não apenas a leitura da página, mas a concordância com as notícias.

Outro dado que importante é que 75,8% dos leitores que interagiram com páginas da imprensa tradicional possuem ensino superior, percentual maior do que o das Fan Pages de direita ou esquerda.

Os números da pesquisa mostram que os veículos da grande mídia estão com a audiência oxigenada. Além disso, o público mais jovem está valorizando a credibilidade que as marcas tradicionais da mídia construíram ao longo de suas trajetórias.

Os resultados também são relevantes porque o ambiente das notícias falsas é bastante amplo e desperta a preocupação das autoridades em ano eleitoral. As entrevistas com parte da amostra revelaram que público mais jovem busca consumir conteúdo de maneira mais crítica e se preocupa em espalhar fake news. A sociedade brasileira só tem a ganhar com esse comportamento.

Últimas notícias do mercado
O jornal Folha de Pernambuco é um veículo com 19 anos de história, voltado ao... Humor na publicidade: até que ponto vale a graça O humor sempre foi um dos pilares mais fortes da publicidade, mas é preciso acertar na dose para garantir sucesso Jovens interagem mais com a imprensa tradicional Em meio às preocupações com a polarização política, público jovem tem valorizado conteúdos editoriais com tom mais neutro Podcasts usam da espontaneidade para comunicar marcas Ganhando cada vez mais a atenção dos anunciantes, os podcasts são considerados os novos blogs Plataformas digitais vão reduzir o tempo comercial na TV? Emissoras internacionais diminuíram a carga de anúncios na TV, como a NBCUniversal e Fox. Será que a moda pega no Brasil? Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2018 | © Todos os direitos reservados