26Mar/18

Jovens interagem mais com a imprensa tradicional

Os jovens estão se afastando de páginas politicamente engajadas e passando a interagir mais com a imprensa tradicional. Essa é a conclusão de um levantamento inédito feito no Brasil pela Pública, em parceria com a ESPM-Rio e o Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação da Universidade de São Paulo. O estudo analisou interações entre 1.822 perfis de Facebook e páginas de notícias. Os resultados apontam diferenças significativas entre os leitores de páginas engajadas, que lideram a polarização do debate político, e os de páginas da imprensa tradicional, que costumam adotar tom mais neutro nas reportagens.

No total, 33,3% do público mais jovem, entre 20 e 30 anos, opta por curtir postagens de páginas de veículos da grande imprensa. Mais de 25% da audiência acima dos 50 anos se sente mais atraído a interagir com conteúdos de esquerda, e 30% das pessoas na faixa de 41 a 50 anos são leitores de páginas engajadas com a direita. Segundo os especialistas responsáveis pelo estudo, as curtidas nas postagens comprovam não apenas a leitura da página, mas a concordância com as notícias.

Outro dado que importante é que 75,8% dos leitores que interagiram com páginas da imprensa tradicional possuem ensino superior, percentual maior do que o das Fan Pages de direita ou esquerda.

Os números da pesquisa mostram que os veículos da grande mídia estão com a audiência oxigenada. Além disso, o público mais jovem está valorizando a credibilidade que as marcas tradicionais da mídia construíram ao longo de suas trajetórias.

Os resultados também são relevantes porque o ambiente das notícias falsas é bastante amplo e desperta a preocupação das autoridades em ano eleitoral. As entrevistas com parte da amostra revelaram que público mais jovem busca consumir conteúdo de maneira mais crítica e se preocupa em espalhar fake news. A sociedade brasileira só tem a ganhar com esse comportamento.

Últimas notícias do mercado
TV aberta lidera em investimentos de publicidade Dados do Cenp mostram que o meio esteve novamente no topo da lista no primeiro semestre de 2018, com mais de 60% dos investimentos, seguido pela internet, com cerca de 14% do total. Prepare-se para os principais eventos de publicidade e marketing de 2019 Inovação, tecnologia, tendências de consumo, marketing digital e muito mais para você se manter atualizado o ano inteiro. B2B, B2C e D2C: estratégias específicas para cada modelo de negócio Conhecer as particularidades de cada público-alvo é a chave para criar estratégias de sucesso em suas campanhas publicitárias. Qual é o perfil de quem compra carro no Brasil? Empresas do setor automobilístico precisam conhecer bem o seu target para poder direcionar melhor o investimento em propaganda. Internet das Coisas (IoT): saiba como usá-la para se conectar ao consumidor Acesso à rede a partir de diferentes objetos pode ajudar marcas a entenderem as necessidades do seu cliente. Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2019 | © Todos os direitos reservados