26Mar/12

Jovem brasileiro é o mais vaidoso da América Latina

Segundo a pesquisa “Lateenos”, da Kantar World Panel, feita em 15 países da América Latina, em 2011, os adolescentes eram 151 milhões, respondendo por 27% da população da América Latina. A estimativa é de que em 2015 esse percentual caia para 23%. O Brasil sozinho detém 51% dos adolescentes da região.

 


Crédito: SXC
Jovens consumidores brasileiros sabem onde investirMais da metade dos jovens latinos (56%) gasta o dinheiro que recebe dos pais, ou conquista trabalhando, comprando roupas e acessórios. No Brasil, o percentual sobe para 66%. Em segundo lugar estão os gastos em alimentos, 45% para ambos. Como terceiro item, na América Latina, é o gasto com Transporte (36%) e, no Brasil, com o Cuidado Pessoal (39% das respostas), confirmando a propensão à vaidade desde cedo.

De acordo com Patricia Menezes, gerente de marketing da Kantar Worldpanel: “A brasileira especialmente vive uma pressão para ser perfeita. Há um padrão de beleza mais exacerbado aqui e isso acaba se refletindo no bolso e até para os adolescentes”.

Para o adolescente brasileiro, no quesito Cuidados Pessoais, as cinco preocupações são: Dentes (43%), Cabelos (36%), Acne (31%), Excesso de Peso (23%) e Estrias (20%). O quinto lugar ficou com gastos em telefonia (24% na região e 20% no Brasil).

O estudo avaliou também a proatividade dos teens. Na região, a maioria 54% declara ser ir atrás do que necessita. O segundo maior percentual (19%) é formado pelo grupo do “vale o que já tiver em casa, comprado pelos pais”. Depois deles, vêm 18% que pedem aos pais para comprar o que precisam e, em seguida, 8% dos adolescentes disseram confiar na escolha dos pais.

O levantamento afirma, ainda, que as meninas são maioria entre aqueles compram os produtos de que precisam.

A gerente da Kantar revelou que, além das empresas do setor têxtil, outras passaram a se focar mais no público adolescente. O movimento é recente, mas ainda devem surgir grandes oportunidades, especialmente para as áreas de cuidados pessoais (que ainda tem olhos muito voltados para as meninas), alimentos e telecom.

O estudo dá uma pista para avaliarmos o tamanho desse mercado e o que os adolescentes desejam. “O consumidor, especialmente no Brasil, tem mais poder. O adolescente é o consumidor do futuro”, finaliza Patricia.

Com informações de Roseani Rocha, do M&MOnline / Adaptação: Equipe FTPI.

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