04Dez/19

Investimentos em rádio, TV e OOH permanecerão estáveis em 2020, revela Kantar

Investimentos em rádio, TV e OOH permanecerão estáveis em 2020, revela Kantar

A Kantar Ibope Media divulgou uma pesquisa em que revela como os departamentos de marketing pretendem investir. A empresa ouviu 486 executivos entre junho e agosto de 2019, que revelaram que no próximo ano devem investir mais em vídeo online (84%), redes sociais (70%), podcasts (63%), TV avançada (54%) e exibição online (52%).

Os gastos com publicidade em rádio continuarão estáveis, no patamar de 49%, o que supera a TV tradicional, que ficará em 46%. O mesmo estudo ainda revelou os investimentos permanecerão iguais em pontos de venda (54%), outdoors (50%) e cinema (51%). Jornais e revistas terão queda, com 66% e 70% respectivamente.

Mídia programática

Outros dados da Kantar mostram que, globalmente, 90% dos executivos de marketing afirmaram usar compra de mídia programática. Apesar do alto número, 32% deles ainda acham que não segmentam com êxito sua audiência. Nas agências, no entanto, apontam uma taxa de confiança na assertividade elevada – 87%.

Algumas iniciativas, porém, representarão grandes mudanças nas ferramentas de segmentação. É o caso, por exemplo, do navegador Safari, que limitam o impacto do retargeting por cookies, buscando dar mais controle ao usuário. Nesse cenário, 43% dos executivos disseram que se preocupam em oferecer medições impactantes em um mundo sem extensões, e 65% manifestaram que já iniciaram projetos para se adaptar a essa nova realidade.

Compra de mídia

O Conselho Executivo de Normas-Padrão (Cenp) divulgou em outubro os dados referentes à compra de mídia no primeiro trimestre do ano. Segundo o levantamento, que contou com a participação de 214 agências, de janeiro a março os investimentos alcançaram R$ 3,8 bilhões, sendo 54,7% destinado à TV aberta e 19,1% à internet – os dois meios que obtiveram maiores verbas. Com um aumento significativo de agências no painel, não é possível fazer um comparativo com o mesmo período de 2018, quando 78 cederam informações.

A entidade subdividiu pela primeira vez a categoria internet: display/outros (59,8%), social (19,7%), busca (11,7%), vídeo (8,7%) e áudio (0,1%). Outras mídias aparecem na lista geral, como OOH com 11,4% dos investimentos, seguida por TV por assinatura (6,6%), rádio (4,6%), jornal (2,6%), revista (0,8%) e cinema (0,3%).

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