06Abr/09

Investimento do Governo Federal em mídia chega perto dos R$ 2 bi em 2008

Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), os investimentos do Governo Federal em publicidade no ano de 2008 foram mantidos em comparação a ano anterior, com R$ 1,027 bilhão. Incluídos os valores de patrocínios, o montante de comunicação ficou próximo dos R$ 2 bi, atingindo a marca de R$ 1,894 bilhão.

Entre os veículos, a televisão ainda teve a maior participação, com 62,4%, ou seja, R$ 641 milhões. Em segundo lugar, veio o meio jornal, com 13,1% do share ou R$ 134,6 milhões, revelando um aumento de 10,3% em relação a 2008.

Ottoni Fernandes Júnior, secretário executivo da Secom, declarou ao jornal Meio&Mensagem que o meio jornal ganhou mais investimentos em função da política do governo federal de regionalizar mais os investimentos, contemplando títulos pelo interior do país.

Outros meios que receberam destaque na participação na verba do governo foram a internet, com R$ 27 milhões, uma alta de 13%, e outdoor, com R$ 5 milhões e registrando o maior aumento, de 49%. A queda mais forte foi do meio revista, que faturou 11,9% a menos que em 2007, totalizando R$ 81,1 milhões. O meio rádio caiu 1,2%, com R$ 88,8 milhões. Os números são de responsabilidade do Instituto de Acompanhamento da Publicidade (IAP) e foram adquiridos a partir dos pedidos de inserção fornecidos pelas agências de publicidade.

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