24Jul/12

Governo destina R$ 2,8 bi para mídia e patrocínios

O Governo Dilma fechou seu primeiro ano de mandato com investimentos da ordem de R$ 2,8 bilhões, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). O valor é próximo do último ano do Governo Lula. O comparativo dos patrocínios indica alta de 10% em 2011, já o de mídia revela queda de 7,6% (veja quadro).


Crédito: M&MOnline

 

A compra de mídia da administração direta e indireta somou R$ 1,6 bilhão em 2011 – o valor não inclui a publicidade legal e o investimento em produção. Do total, 61,5% foi para veículos do meio TV (aberta e paga), 8,8% para jornais, 8,7% para revistas, 8% para rádios, 6% para empresas de mídia exterior, 5,5% para a internet, 0,8% para veiculação de publicidade em salas de cinema e 0,7% para exibições em outdoor. Em mídia exterior foi realizado investimento em backlight, frontlight, barco de som, carro de som, mobiliário urbano, painéis, placas, relógios, TV em aeroporto, TV de bordo, TV em metrô, TV em edifícios, TV em shoppings e TV em elevadores, entre outros. A internet ganhou mais espaço no comparativo com 2011, avançando de 3,7% para 5,5%.

Regionalização de patrocínios
Na fatia dos patrocínios, o governo federal aumentou o número de projetos apoiados, passando de 4.553 em 2010 para 4.943 em 2011, entre eles os segmentos cultural, esportivo, ambiental, social e eventos de relacionamento e oportunidade.

O relatório da Secom informa que em 2011 houve maior tendência para a regionalização de patrocínios, principalmente nas regiões Centro-Oeste e Nordeste que registraram crescimentos de 56,4% e de 3,5%, respectivamente, na quantidade de municípios beneficiados.

Metade da verba total foi destinada à região Sudeste (R$ 592,6 milhões), acompanhada por Nordeste (R$ 217,9 milhões), Centro-Oeste (R$ 161 milhões), Sul (R$ 126,2 milhões), Norte (R$ 46,3 milhões), além dos projetos internacionais (R$ 22,6 milhões) e de âmbito nacional (R$ 5,9 milhões).

Com informações de Alexandre Zaghi Lemos, do M&MOnline / Adaptação: Equipe FTPI.

Últimas notícias do mercado
Consumidores brasileiros estão mais otimistas para 2017 Pesquisa identificou o percentual de pessoas que pretendem ir as compras no natal e o comportamento de consumo Investimento em publicidade deve crescer 3,3% no Brasil Apesar da crise econômica, investimentos globais podem crescer 4,2% no próximo ano, aponta pesquisa do Warc Autoatendimendo deve crescer em três anos no Brasil Consumidores querem experimentar novas tecnologias na hora da compra, entre elas estão o 3D e a Realidade Virtual Crise está alterando hábitos de consumo, segundo estudo A Kantar Worldpanel revela que brasileiro está mais estressado e opta por simplicidade na hora da compra O Live Marketing está alavancando empresas no Brasil Pesquisa da Ampro e da SSK, revela como o setor movimenta R$ 44 bilhões em meio a crise financeira do país Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2016 | © Todos os direitos reservados