24Jul/12

Governo destina R$ 2,8 bi para mídia e patrocínios

O Governo Dilma fechou seu primeiro ano de mandato com investimentos da ordem de R$ 2,8 bilhões, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). O valor é próximo do último ano do Governo Lula. O comparativo dos patrocínios indica alta de 10% em 2011, já o de mídia revela queda de 7,6% (veja quadro).


Crédito: M&MOnline

 

A compra de mídia da administração direta e indireta somou R$ 1,6 bilhão em 2011 – o valor não inclui a publicidade legal e o investimento em produção. Do total, 61,5% foi para veículos do meio TV (aberta e paga), 8,8% para jornais, 8,7% para revistas, 8% para rádios, 6% para empresas de mídia exterior, 5,5% para a internet, 0,8% para veiculação de publicidade em salas de cinema e 0,7% para exibições em outdoor. Em mídia exterior foi realizado investimento em backlight, frontlight, barco de som, carro de som, mobiliário urbano, painéis, placas, relógios, TV em aeroporto, TV de bordo, TV em metrô, TV em edifícios, TV em shoppings e TV em elevadores, entre outros. A internet ganhou mais espaço no comparativo com 2011, avançando de 3,7% para 5,5%.

Regionalização de patrocínios
Na fatia dos patrocínios, o governo federal aumentou o número de projetos apoiados, passando de 4.553 em 2010 para 4.943 em 2011, entre eles os segmentos cultural, esportivo, ambiental, social e eventos de relacionamento e oportunidade.

O relatório da Secom informa que em 2011 houve maior tendência para a regionalização de patrocínios, principalmente nas regiões Centro-Oeste e Nordeste que registraram crescimentos de 56,4% e de 3,5%, respectivamente, na quantidade de municípios beneficiados.

Metade da verba total foi destinada à região Sudeste (R$ 592,6 milhões), acompanhada por Nordeste (R$ 217,9 milhões), Centro-Oeste (R$ 161 milhões), Sul (R$ 126,2 milhões), Norte (R$ 46,3 milhões), além dos projetos internacionais (R$ 22,6 milhões) e de âmbito nacional (R$ 5,9 milhões).

Com informações de Alexandre Zaghi Lemos, do M&MOnline / Adaptação: Equipe FTPI.

Últimas notícias do mercado
Conheça as novidades do Facebook e do Instagram Mark Zuckerberg anunciou durante a conferência anual de desenvolvedores do Facebook ferramentas para incrementar a experiência com as redes sociais. 5 dicas para turbinar seu planejamento digital Estratégias simples podem definir uma trajetória online de sucesso. Clique e confira 5 dicas preciosas para criar um planejamento digital! Anunciantes: o que muda no Facebook após o escândalo da Cambridge Analytica Como as mudanças na política de privacidade da rede social podem afetar o desempenho das campanhas de marcas Humor na publicidade: até que ponto vale a graça O humor sempre foi um dos pilares mais fortes da publicidade, mas é preciso acertar na dose para garantir sucesso Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2018 | © Todos os direitos reservados