24Jul/12

Governo destina R$ 2,8 bi para mídia e patrocínios

O Governo Dilma fechou seu primeiro ano de mandato com investimentos da ordem de R$ 2,8 bilhões, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). O valor é próximo do último ano do Governo Lula. O comparativo dos patrocínios indica alta de 10% em 2011, já o de mídia revela queda de 7,6% (veja quadro).


Crédito: M&MOnline

 

A compra de mídia da administração direta e indireta somou R$ 1,6 bilhão em 2011 – o valor não inclui a publicidade legal e o investimento em produção. Do total, 61,5% foi para veículos do meio TV (aberta e paga), 8,8% para jornais, 8,7% para revistas, 8% para rádios, 6% para empresas de mídia exterior, 5,5% para a internet, 0,8% para veiculação de publicidade em salas de cinema e 0,7% para exibições em outdoor. Em mídia exterior foi realizado investimento em backlight, frontlight, barco de som, carro de som, mobiliário urbano, painéis, placas, relógios, TV em aeroporto, TV de bordo, TV em metrô, TV em edifícios, TV em shoppings e TV em elevadores, entre outros. A internet ganhou mais espaço no comparativo com 2011, avançando de 3,7% para 5,5%.

Regionalização de patrocínios
Na fatia dos patrocínios, o governo federal aumentou o número de projetos apoiados, passando de 4.553 em 2010 para 4.943 em 2011, entre eles os segmentos cultural, esportivo, ambiental, social e eventos de relacionamento e oportunidade.

O relatório da Secom informa que em 2011 houve maior tendência para a regionalização de patrocínios, principalmente nas regiões Centro-Oeste e Nordeste que registraram crescimentos de 56,4% e de 3,5%, respectivamente, na quantidade de municípios beneficiados.

Metade da verba total foi destinada à região Sudeste (R$ 592,6 milhões), acompanhada por Nordeste (R$ 217,9 milhões), Centro-Oeste (R$ 161 milhões), Sul (R$ 126,2 milhões), Norte (R$ 46,3 milhões), além dos projetos internacionais (R$ 22,6 milhões) e de âmbito nacional (R$ 5,9 milhões).

Com informações de Alexandre Zaghi Lemos, do M&MOnline / Adaptação: Equipe FTPI.

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