13Abr/17

Gerações X, Y e Z são os desafios das marcas da atualidade

A nova edição do estudo Ad Reaction: a publicidade entre as gerações, realizada pela Kantar Millward, mostrou que não está fácil para as marcas estabelecerem um diálogo com os jovens da geração Z (entre 16 e 19 anos), forçando a serem mais criativas. Foram entrevistados mais de 23 mil jovens, todos classificados pelas gerações Z, Y (20 a 34 anos) e X (35 a 49 anos). Entre os 39 países abordados, cerca de mil brasileiros passaram pelo estudo.

O grande desafio para os anunciantes está em atingir as três gerações ao mesmo tempo, que apresentam alto consumo de mídia online. As gerações X e Y, passam mais de 5,4 horas online, sendo que o Facebook está entre as mídias com maior conexão entre as três gerações. Gerações Y e Z empatam na conexão com o Youtube.

Em paralelo, a pesquisa também aponta que o consumo de TV no Brasil segue acima dos outros mercados globais. A publicidade é melhor aceita em meios “tradicionais” como a TV, outdoors, jornais e rádio, a geração X tem um destaque maior.

Analisando o estudo, há um horário com maior receptividade à publicidade, é entre 18h e meia noite. Esse período abrange as três gerações, onde 80% delas estão em casa.  “No mundo digital, é preciso tentar ser mais óbvio do que jamais se foi em publicidade, pois o tempo é curto para captar a atenção das pessoas, especialmente da geração Z. Essa é uma geração mais inquieta, mais impaciente, de atenção volátil, menos receptiva, que quer cocriar, participar, opinar. Acredito que há muitas oportunidades aí para as marcas”, disse Maura Coracini, da Kantar Millward Brown Brasil.

Com informações do Exame | Adaptação: Equipe FTPI

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