14Jul/10

Gasto com publicidade duplica em SP

O Governo de São Paulo duplicou seus gastos com publicidade no primeiro semestre deste ano. A comparação é baseada nos anos de 2007, 2008 e 2009, quando a média mensal de gasto foi de R$ 9,2 milhões. Já neste ano, o valor subiu para R$ 23,6 milhões, uma alta de 156,5%.

De janeiro a junho de 2010, o Governo do Estado usou R$ 141,8 milhões em publicidade e comunicação institucional, o equivalente a 88,6% do teto legal para o ano. Segundo a Secretaria de Comunicação do Estado, São Paulo ainda dispõe de cerca de R$ 20 milhões para investir em publicidade até o fim do ano.

O crescimento aconteceu em razão de 2010 ser um ano eleitoral, no qual a Lei impede governos de gastarem com publicidade nos três meses que antecedem o período de votação. Por isso, a tendência é antecipar o uso da verba para o primeiro semestre do ano, o que acaba por ser uma brecha na legislação, já que proíbe o Governo de superar a média dos três anos anteriores – como aconteceu.

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estudam revisar o texto da lei, na tentativa de fazer com que a média mensal passe a ser considerada por semestre, separadamente. Isso evitaria o salto com publicidade nos primeiros seis meses de ano eleitoral.

O crescimento verificado em São Paulo foi maior até mesmo que o do Governo Federal. Na mesma comparação, o governo de Lula gastou R$ 24,3 milhões contra R$ 12,3 milhões nos três últimos anos, configurando uma alta de 97,5%.

Em São Paulo, os gastos governamentais com publicidade no primeiro semestre de 2007 foram de R$ 19,5 milhões. Em 2008, chegaram a R$ 33,9 milhões; e, em 2009, R$ 111,8 milhões.

O ano de 2010 também mostra outra diferença ante aos três anteriores. Diferente do que acontece neste ano, o Estado deixou mais da metade dos gastos com publicidade para o segundo semestre em 2007, 2008 e 2009. Entretanto, 2010 copia 2006, que também teve eleições presidenciais.

Com informações da Folha de S.Paulo.

Últimas notícias do mercado
Internet das Coisas (IoT): saiba como usá-la para se conectar ao consumidor Acesso à rede a partir de diferentes objetos pode ajudar marcas a entenderem as necessidades do seu cliente. 4 fatores que influenciam os consumidores Conhecer os hábitos do seu consumidor é a chave para acertar no tom da publicidade e chamar a atenção dele ao seu produto. 6 tecnologias que prometem facilitar a vida do publicitário Conheça as plataformas que podem ajudar a melhorar o desempenho de uma marca nas redes sociais. Google Marketing Platform, a nova plataforma para publicidade online Conheça a ferramenta que promete otimizar o planejamento e administração das campanhas de marketing da sua empresa. Mídias OOH se reinventam para fisgar a atenção dos mais jovens Outdoors, placas e telas de LCD estão ganhando espaço na publicidade por serem tão eficientes quanto as redes sociais quando o assunto é conversar com os mais novos. Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2018 | © Todos os direitos reservados