12Ago/11

Faturamento publicitário alcança R$ 10 bilhões

Os veículos de comunicação brasileiros registraram aumento de 5% (nominais) no faturamento publicitário de janeiro a maio de 2011. Esta porcentagem tem como base o valor obtido no mesmo período do ano passado e alcança agora a quantia de R$ 10,4 bilhões. A informação é do Projeto Inter-Meios.

Melhores desempenhos foram alcançados pela internet (que cresceu 18,9%), mídia exterior (15,8%) e TV por assinatura (14,1%). Jornais, guias, listas, cinema e rádio tiveram desempenho negativo. A TV aberta (detentora de 63,8% do total das verbas publicitárias) faturou 5,2% a mais que nos primeiros cinco meses de 2010.

Em valores, a web arrecadou R$ 492,5 milhões e a TV aberta teve maior fatia, ficando com R$ 6,669 bilhões. O segundo meio com melhor desempenho foi a mídia exterior, com R$ 344 milhões. Deste total, mais da metade (54,8%) corresponde a verbas investidas em outdoor, categoria que cresceu 12,4%. O destaque da mídia exterior fica com o segmento de painéis (crescimento de 33,7%) e mobiliário urbano (24,8%). O digital out of home, que vinha apresentando crescimento agressivo, fechou o período com índice 12,8% superior ao mesmo período do ano passado.

Entre os meios com desempenho positivo, a internet manteve seu share na casa dos 4,7%, porcentagem um pouco maior que a da TV por assinatura (3,7%, com faturamento de R$ 388,6 milhões). As revistas também cresceram um pouco acima da média (6,2%), registrando arrecadação de R$ 699,8 milhões e share de 6,7%.

A redução no share ficou para os jornais (-1,9%), rádio (-1,2%), cinema (-2,4%) e guias e listas (-10,7%). No impresso, a venda de espaços publicitários chegou a R$ 1,3 bilhão no caso dos jornais e R$ 113,3 milhões no dos diretórios. Para o meio rádio o valor ficou em R$ 415,9 milhões e para o cinema em R$ 29,8 milhões.

Com informações do M&M Online.

Últimas notícias do mercado
Faturamento editorial no Brasil ganha impulso pelo e-commerce Mais de 16 milhões de títulos foram vendidos em 2016, diz pesquisa Programas culinários movimentam R$ 800 milhões em mídia No primeiro semestre de 2017, compra de espaço publicitário foi 17% maior que o mesmo período do ano passado Compra de mídia cresce 2% no primeiro semestre de 2017 Volume total de publicidade foi de R$ 61,9 bi nos seis primeiros meses desse ano, segundo Ibope Ativação do consumo no varejo cresce no Dia dos Pais Incertezas no cenário político não impediram o aumento de 10% nas vendas online TV está presente em 97% das casas dos brasileiros Online aumenta penetração de mercado, mas mídias tradicionais seguem líderes quando se trata de consumo de notícias Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados