12Ago/11

Faturamento publicitário alcança R$ 10 bilhões

Os veículos de comunicação brasileiros registraram aumento de 5% (nominais) no faturamento publicitário de janeiro a maio de 2011. Esta porcentagem tem como base o valor obtido no mesmo período do ano passado e alcança agora a quantia de R$ 10,4 bilhões. A informação é do Projeto Inter-Meios.

Melhores desempenhos foram alcançados pela internet (que cresceu 18,9%), mídia exterior (15,8%) e TV por assinatura (14,1%). Jornais, guias, listas, cinema e rádio tiveram desempenho negativo. A TV aberta (detentora de 63,8% do total das verbas publicitárias) faturou 5,2% a mais que nos primeiros cinco meses de 2010.

Em valores, a web arrecadou R$ 492,5 milhões e a TV aberta teve maior fatia, ficando com R$ 6,669 bilhões. O segundo meio com melhor desempenho foi a mídia exterior, com R$ 344 milhões. Deste total, mais da metade (54,8%) corresponde a verbas investidas em outdoor, categoria que cresceu 12,4%. O destaque da mídia exterior fica com o segmento de painéis (crescimento de 33,7%) e mobiliário urbano (24,8%). O digital out of home, que vinha apresentando crescimento agressivo, fechou o período com índice 12,8% superior ao mesmo período do ano passado.

Entre os meios com desempenho positivo, a internet manteve seu share na casa dos 4,7%, porcentagem um pouco maior que a da TV por assinatura (3,7%, com faturamento de R$ 388,6 milhões). As revistas também cresceram um pouco acima da média (6,2%), registrando arrecadação de R$ 699,8 milhões e share de 6,7%.

A redução no share ficou para os jornais (-1,9%), rádio (-1,2%), cinema (-2,4%) e guias e listas (-10,7%). No impresso, a venda de espaços publicitários chegou a R$ 1,3 bilhão no caso dos jornais e R$ 113,3 milhões no dos diretórios. Para o meio rádio o valor ficou em R$ 415,9 milhões e para o cinema em R$ 29,8 milhões.

Com informações do M&M Online.

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