03Nov/11

Explosão de mídias sociais assusta executivos digitais

Foram divulgados os resultados da primeira pesquisa realizada pela divisão de consultoria da IBM com mais de 1.700 executivos-chefe de marketing (CMOs – Chief Marketing Officers). O estudo engloba 19 segmentos de mercado de 64 países, incluindo o Brasil, e revela que a maioria percebe uma mudança desafiadora no setor, mas não se considera preparada para lidar com esta transformação ocasionada pela explosão do volume de dados e utilização de mídias sociais.

Segundo o estudo, realizado pelo Institute for Business Value, 82% dos CMOs pretendem aumentar o uso de mídias sociais no relacionamento com clientes entre três e cinco anos, mas apenas 26% já adotaram práticas como o rastreamento de blogs. Menos de 50% deles monitora opiniões de terceiros (42%) e análises de consumidores nas redes sociais (48%) para usar os dados como fonte de estratégias de marketing, e mais da metade considera-se despreparada para gerenciar a mídia social e o aumento da colaboração com os clientes.

No Brasil, o estudo considerou as opiniões de 56 líderes de marketing de empresas de diferentes segmentos. Os resultados em território nacional foram similares à amostra global, entretanto a preocupação dos CMOs daqui com a necessidade de investir em tecnologia mostrou-se ainda maior: 91% contra 73% dos outros países. Os executivos brasileiros afirmaram ser mais interessados no uso de tecnologias de análise de dados para lidar com o grande volume de informações: 80%, contra 65% da amostra ao redor do mundo. No Brasil, já é comum a prática de monitorar, em tempo real, discussões sobre marcas em mídias sociais.

Apesar disso, mais de 80% dos entrevistados ainda recorrem a fontes tradicionais de informações, como as pesquisas de mercado, e 68% utilizam análises de campanhas de vendas para tomar decisões estratégicas.

Com informações do Adnews.

Últimas notícias do mercado
Mercado nacional de mídia deve crescer 4,6% ao ano até 2021 O seguimento deve movimentar US$ 13 bi em publicidade no mundo, segundo a PwC Produção de bens de capital tem alta de 1,5% em abril Segundo IBGE, a fabricação de bens de consumo duráveis também teve um aumento esse ano Varejo apresenta crescimento no 1º trimestre de 2017 Segundo dados do IBGE, os números são superiores aos do último trimestre de 2016 Impacto da televisão continua forte entre os consumidores Pesquisa da Kantar Media descreve o comportamento do consumidor nas plataformas de mídia atuais Expectativa de baixa inflação deixa consumidores otimistas A confiança reflete a melhora das perspectivas em relação ao emprego e situação financeira, diz pesquisa Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados