03Nov/11

Explosão de mídias sociais assusta executivos digitais

Foram divulgados os resultados da primeira pesquisa realizada pela divisão de consultoria da IBM com mais de 1.700 executivos-chefe de marketing (CMOs – Chief Marketing Officers). O estudo engloba 19 segmentos de mercado de 64 países, incluindo o Brasil, e revela que a maioria percebe uma mudança desafiadora no setor, mas não se considera preparada para lidar com esta transformação ocasionada pela explosão do volume de dados e utilização de mídias sociais.

Segundo o estudo, realizado pelo Institute for Business Value, 82% dos CMOs pretendem aumentar o uso de mídias sociais no relacionamento com clientes entre três e cinco anos, mas apenas 26% já adotaram práticas como o rastreamento de blogs. Menos de 50% deles monitora opiniões de terceiros (42%) e análises de consumidores nas redes sociais (48%) para usar os dados como fonte de estratégias de marketing, e mais da metade considera-se despreparada para gerenciar a mídia social e o aumento da colaboração com os clientes.

No Brasil, o estudo considerou as opiniões de 56 líderes de marketing de empresas de diferentes segmentos. Os resultados em território nacional foram similares à amostra global, entretanto a preocupação dos CMOs daqui com a necessidade de investir em tecnologia mostrou-se ainda maior: 91% contra 73% dos outros países. Os executivos brasileiros afirmaram ser mais interessados no uso de tecnologias de análise de dados para lidar com o grande volume de informações: 80%, contra 65% da amostra ao redor do mundo. No Brasil, já é comum a prática de monitorar, em tempo real, discussões sobre marcas em mídias sociais.

Apesar disso, mais de 80% dos entrevistados ainda recorrem a fontes tradicionais de informações, como as pesquisas de mercado, e 68% utilizam análises de campanhas de vendas para tomar decisões estratégicas.

Com informações do Adnews.

Últimas notícias do mercado
Compra de mídia em SP passa de 5.600 anunciantes em 2016 Estudo realizado pela Kantar mostra que a capital paulista recebeu mais de R$ 28 bilhões em campanhas publicitárias A cidade de Alta Floresta fica no norte mato-grossense e está a 800 km de... Em pesquisa, jornal é a mídia com maior credibilidade Levantamento do Ibope da Pesquisa Brasileira de Mídia mostra o meio como preferencial entre os pesquisados Os líderes do mercado publicitário global, segundo estudo Os mercados da China e dos Estados Unidos detém os maiores crescimentos dos últimos dez anos Consumidores brasileiros estão mais otimistas para 2017 Pesquisa identificou o percentual de pessoas que pretendem ir as compras no natal e o comportamento de consumo Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados