24Abr/17

Expectativa de baixa inflação deixa consumidores otimistas

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor, divulgado no dia 19/04, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revela que o consumidor está mais otimista em relação à expectativa de diminuição da inflação nos próximos meses.

A mensuração desse índice é feita pelo número de pessoas que esperam a queda da inflação, quanto maior esse número, melhor para o mercado. Em abril, o estudo apontou um aumento de 1,4% e atingiu 103,4 pontos. Apesar do resultado positivo, a cautela ainda é um fator presente na vida do consumidor, principalmente quando o assunto é a compra de bens de maior valor, como móveis e eletrodomésticos.

A informação é satisfatória, quando comparada com abril de 2016, onde a alta foi de 6,1%, atingindo 97,5 pontos. Mesmo com o aumento, os números continuam abaixo da média histórica, que é de 108,6 pontos, registrada em março de 2001.

“Melhoraram, especialmente, as perspectivas sobre a evolução dos preços”, diz a nota da confederação sobre o resultado da pesquisa, levando em consideração a melhora da perspectiva nacional em relação à inflação, emprego, renda pessoal e situação financeira.

O estudo realizado pela CNI, em parceria com o Ibope, ouviu mais de duas mil pessoas em 143 municípios, entre os dias 7 e 11 de abril.

Com informações do Exame | Adaptação: Equipe FTPI

Últimas notícias do mercado
Ativação do consumo no varejo cresce no Dia dos Pais Incertezas no cenário político não impediram o aumento de 10% nas vendas online TV está presente em 97% das casas dos brasileiros Online aumenta penetração de mercado, mas mídias tradicionais seguem líderes quando se trata de consumo de notícias Setor nacional de beleza masculina deve superar os EUA Mantendo o ritmo de 7,1% anualmente, o Brasil pode ser o maior mercado do mundo em 2018 60% dos brasileiros acreditam na mídia nacional, diz estudo Pesquisa coloca o Brasil em segundo lugar no índice de confiança do público nos meios de comunicação Mercado nacional de mídia deve crescer 4,6% ao ano até 2021 O segmento deve movimentar US$ 13 bi em publicidade no mundo, segundo a PwC Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados