07Mar/12

Estudo mapeia utilidade de marcas na web

Um estudo da agência de comunicação RMA Comunicação, divulgado durante o evento #MarcaUtil, identificou a percepção de utilidade da marca (Brand Utility) online, segundo os internautas. O objetivo do levantamento era entender a utilização das redes sociais pelo usuário brasileiro e sua ideia de utilidade das marcas no meio.

A pesquisa ficou à disposição do público geral durante 15 dias e teve mais de 1.200 respostas. O resultado foi que 69% dos participantes declarou considerar razoável a utilidade da presença online das marcas.  Para eles, o Facebook seria a rede social mais importante para uma marca útil na internet, seguida do Twitter, com 18% das respostas, Google+ com 6% e Linkedin com 3%.

O atendimento rápido ao cliente foi considerado imprescindível por 68% dos consultados. O compartilhamento de conteúdos relevantes (62%), prestação de serviços (59%) e educação sobre produtos e tendências (46%) foram outros quesitos muitos citados na entrevista. No ranking de marcas úteis os cinco primeiros lugares ficaram com Ponto Frio, Coca-Cola, Google, Itaú e Guaraná Antartica – em respostas espontâneas.

Segundo a pesquisa, o Facebook continua sendo uma plataforma importante de relacionamento para os usuários: 84% das respostas dão conta de que os usuários são participantes ativos da rede social, seguida do Twitter, com 13% das respostas e Linkedin, com 3%. A queda da preferência do brasileiro pelo Orkut é clara: apenas 1% dos entrevistados disse ser membro ativo da rede social da Google.

A pesquisa foi divulgada no evento #MarcaUtil, que reuniu nesta semana  180 executivos para discutir a utilidade da marca. Os palestrantes foram Armando Pasini, superintendente de atendimento na Marítima Seguros; Marcos Puccini, gestor executivo da rede Social Corporativa da TOTVS; Flávio Mendes, especialista em Social Business e Colaboração da IBM, Evandro Paes Reis, Diretor de Professional Services Consulting para América Latina da Aspect Software e André Vaisman, Sócio da Flint (Membro do consórcio responsável pelo conteúdo oficial em vídeo da Olimpíada de 2012).

Com informações do IDGNow! / Adaptação: Equipe FTPI

Últimas notícias do mercado
Planejamento de mídia sem fronteiras entre online e off-line Veículos multiplataforma mudam a maneira de pensar o planejamento e compra de mídia em todo o País OOH investe em dados para aumentar sua credibilidade Setor de mídia out of home foi o que mais cresceu neste ano e investe em dados para aumentar credibilidade Rádio mantém sua presença pelo Brasil Pesquisa revela que 32% das pessoas prestam atenção sempre ou quase sempre à publicidade veiculada no rádio 4 dicas para descomplicar um plano de mídia all-line Agora é tudo all-line. Confira quatro dicas da equipe boo-box/ftpi para descomplicar a construção de um plano de mídia Sinais de recuperação no varejo surgem após quatro anos Setor cresce 3,1% com a ajuda do e-commerce Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados