15Jan/18

Empresas se unem para reduzir fraude na publicidade digital

Estima-se que os anunciantes perderão cerca de US$ 19 bilhões para atividades fraudulentas na publicidade digital, equivalente a US$ 51 milhões por dia.  Apesar dos números serem desanimadores, a Trustworthy Accountability Group (TAG), uma associação de grupos da indústria de publicidade digital, contesta essa informação e acredita que esse tipo de fraude pode ser reduzida em 83%.

De julho a outubro, a entidade reuniu agências de mídia, como GroupM, IPG Mediabrands e Horizon Media e empresas de métricas, como Moat, Integral Ad Science e DoubleVerify para verificar o alcance de suas soluções e certificou 6,5 bilhões de impressões em anúncios display e vídeos.

Foram usados dados a partir de inventário e, em seguida, comparados os níveis de fraudes que teriam ocorrido se não tivessem verificado o alcance. Segundo a TAG, tudo foi checado por meio de empresas de certificação credenciadas pelo Media Rating Council. A amostra utilizada é considerada justa e representativa para a indústria de anúncios, que continua sua batalha contra os bots que simulam pessoas para gerar audiência, chamado de tráfego inválido. De acordo com o levantamento, esse tipo de fraude, por exemplo, em uma exibição de vídeo corresponde a mais de 12% das visualizações.

Pesquisas e estudos ainda não identificaram o quanto se perde de dinheiro em fraudes publicitárias a cada ano, porque o ecossistema digital é muito complexo. Alguns especialistas afirmam que são US$ 6 bilhões para menos, enquanto outros acreditam que esse valor tenha crescido até os US$ 16 bilhões somente no ano passado.

“Iniciativas como essa tornam o problema muito mais gerenciável. Aqui no Brasil temos entidades e empresas discutindo a importância da tomada de medidas de prevenção e de combate a essa situação. É fundamental ter a transparência necessária para detectar, combater e eliminar essas fraudes na medida em que surgem. Não fazer algo do gênero, é jogar fora um pedaço do orçamento dos anunciantes, afinal uma porcentagem de suas impressões será inválida”, explica Marina Cunha, CEO da boo-box/ftpi, empresa especializada em formatos e projetos publicitários digitais personalizados e parte do Grupo FTPI, conglomerado de empresas com expertise de 30 anos em planejamento e compra de mídias tradicionais e online.

Mesmo diante do fantasma das fraudes, o segmento digital é bastante promissor no Brasil. Segundo previsão do IAB Brasil, o investimento em publicidade digital no País realizado em 2017 deve ter atingido a marca de R$ 14,8 bilhões, 26% a mais que o valor registrado em 2016.

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