13Set/11

E-commerce não é atividade usual de internautas

A troca de e-mail ainda é o principal uso da internet para os brasileiros quando buscam este veículo para fins pessoais. A leitura de notícias é o segundo costume preferido dos internautas, seguido pelo acesso a sites de busca e a mídias sociais. O e-commerce é o último recurso na lista elaborada pela GfK.

Quase a metade dos entrevistados (44%) apontou a comunicação por e-mails com familiares ou amigos como a principal utilização da web. Entre as mulheres, este índice chega a 51%, contra 38% dos homens. A leitura de notícias, citada por 40% do total dos entrevistados, é o costume mais comum entre os que têm mais de 56 anos (59%). Já para os jovens, com idades entre 18 e 24 anos, o percentual cai para 31%. Entretanto, 61% desta faixa etária têm as mídias sociais entre os usos mais frequentes.

As redes sociais são acessadas por 47% daqueles que estão entre 25 e 34 anos. Na distribuição por renda, as classes que mais utilizam mídias sociais são a C e a D (42%). Para as classes A e B o percentual é de 38%. No total, redes sociais e sites de buscam registraram 39% de citações na pesquisa cada um.

Apenas 9% dos internautas acessam a internet para realizar atividades em e-commerce. Entre as regiões, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste respondem pelos maiores índices (8%). O Sul ficou em último lugar. Os homens são os que mais recorrem ao e-commerce (10% contra 8% das mulheres).

Quanto ao tempo, 40% dos entrevistados reservam de uma a duas horas por dia para fins particulares na web, 18% afirmam utilizar menos de uma hora e 19% não usam a internet o dia todo. A pesquisa foi realizada em nove regiões metropolitanas (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém) e em três capitais (Brasília, Goiânia e Manaus).

Com informações do M&M Online.

Últimas notícias do mercado
Mercado nacional de mídia deve crescer 4,6% ao ano até 2021 O seguimento deve movimentar US$ 13 bi em publicidade no mundo, segundo a PwC Produção de bens de capital tem alta de 1,5% em abril Segundo IBGE, a fabricação de bens de consumo duráveis também teve um aumento esse ano Varejo apresenta crescimento no 1º trimestre de 2017 Segundo dados do IBGE, os números são superiores aos do último trimestre de 2016 Impacto da televisão continua forte entre os consumidores Pesquisa da Kantar Media descreve o comportamento do consumidor nas plataformas de mídia atuais Expectativa de baixa inflação deixa consumidores otimistas A confiança reflete a melhora das perspectivas em relação ao emprego e situação financeira, diz pesquisa Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados