25Fev/19

7 dicas para planejar o marketing em datas comemorativas

7 dicas para planejar o marketing em datas comemorativas

Procurando uma maneira de alavancar as vendas neste ano? Então aposte no poder das datas comemorativas! Além de ajudarem a aumentar o faturamento, essas ocasiões são ótimas oportunidades para fortalecer a presença com o público, o que contribui para que ele fixe a imagem da sua marca, rendendo compras também em outras épocas.

Mas, para ter sucesso com ações de marketing sazonal, é preciso ficar atento a alguns pontos importantes, que garantirão maior aproveitamento das campanhas e, claro, lucratividade. Se ainda não sabe por onde começar, veja 7 dicas de ouro que separamos para você!

Marketing em datas comemorativas

São tantas datas que compõem o calendário para vendas que fica fácil se perder na organização. Justamente por isso é preciso primeiro analisar quais delas têm mais a ver com seu público antes de iniciar qualquer planejamento – uma loja de roupas femininas, por exemplo, não tem relação com o Dia das Crianças, ou seja, não faz sentido tê-la na sua lista na sua lista de prioridades.

Com as principais datas alinhadas previamente, você também evita problemas como pensar na estratégia para o Natal só no mês de dezembro, já que em tão pouco tempo fica difícil conseguir executar uma campanha de alto impacto do zero. Mapeando tudo com antecedência, você se livra daquela correria de última hora, não perde o timing e ainda garante mais chances de acertar. Com isso definido, parta para as próximas etapas que também são essenciais. Confira!

1) Conheça o público-alvo.
Provavelmente você já sabe quem tem interesse no seu produto. Mas, se ainda tem dúvidas, é importante estabelecer sua persona para não acabar se perdendo e alcançando o público errado, que não irá converter em vendas. Conhecer a realidade da sua empresa e o comportamento de compras é vital para uma boa campanha de marketing. Por exemplo: uma loja de doces faz uma ação de Páscoa um pouco antes dessa data. Já o fornecedor de chocolates tem que começar sua divulgação muito antes, para que seu objetivo, que é o varejista, seja atingido de forma eficaz.

2) Saia do óbvio.
Além das datas mais populares, como o Dia das Mães, Pais, Namorados, Crianças, Natal e Páscoa, ainda existem outras bem específicas, que são menos conhecidas, mas que podem ter a “cara” da sua marca, como o Dia do Hambúrguer para um restaurante ou ainda o Dia do Cachorro e Dia do Gato para empresas do segmento pet. Isso sem falar na mudança das estações, jogos importantes, finais de novelas ou último episódio de séries que fazem sucesso, tudo isso pode ser muito bem aproveitado. Use a criatividade e pense em ações específicas para essas datas.

3) Encontre subnichos.
O consumidor sempre estará interessado em coisas novas. Por isso, sair do comum trará mais destaque para sua marca. Se o seu negócio tem foco em algum nicho de mercado, use as datas comemorativas como uma forma de divulgar seus produtos para novos subnichos. Para isso, pense em oportunidades em que poderia encaixar seu produto, despertando interesse dos consumidores em diferentes épocas do ano.

Para ter uma noção melhor de como isso funcionaria na prática, você pode imaginar uma loja de itens para artesanato e aviamentos. No Carnaval, ela poderia trazer como foco os artigos para confecção de fantasias e adereços para essa comemoração, enquanto na Páscoa trabalhar com dicas sobre como fazer decorações ou embalagens personalizadas para serem recheadas com doces.

4) Crie laços com o público.
As datas comemorativas não precisam necessariamente ser usadas exclusivamente para vender um produto. Elas também servem para estreitar o relacionamento com seus leads. Manter contato é uma ótima forma de fazer com que sua marca seja lembrada. Um e-mail marketing, por exemplo, pode ser uma forma de aplicar bem esse tipo de estratégia.

Aqui, a dica é segmentar o disparo apenas para aquele grupo que tem um engajamento com a marca, ou seja, que já é possível identificar alguns hábitos de consumo. É importante usar a criatividade e fazer algo personalizado, o que demonstra atenção ao cliente.

5) Faça um planejamento.
O planejamento vai além de montar um calendário com as principais datas importantes. A partir dele, você deve traçar suas metas, como aumentar as vendas ou ganhar conhecimento de marca, e desenvolver um plano de vendas, que deverá conter as ofertas e promoções que poderá disponibilizar para os clientes. Aqui também vale soltar a imaginação para pensar em novas opções. Não vale reaproveitar a ideia do ano passado, a chave é inovar para se destacar.

6) Use novas formas de abordagem.
Além de trabalhar com conteúdos específicos sobre as datas comemorativas nas redes sociais e e-mail marketing, inclua na sua estratégia matérias relacionadas com a celebração no blog da empresa. Selecione temas que tenham a ver com seu negócio e sejam relevantes. Isso agrega conhecimento ao target e traz relevância. Por exemplo: uma marca de moda praia costuma ganhar mais destaque no verão. Nessa época, você pode explorar outras pautas que vão além das tendências de biquíni para o ano, mas também dicas relacionadas à estação, como receitas leves, opções de penteados para o cabelo, maquiagens mais adequadas para o calor, etc.

7) Trabalhe na divulgação.
Defina os recursos de marketing que irá usar e quanto tempo levará para fazer as peças. Lembre-se que as pessoas costumam pesquisar sobre os temas muito antes das datas oficiais. Uma campanha de sucesso começa cedo, então organize-se e comece a divulgar antecipadamente, mostrando que sua marca está pronta para aquela comemoração.

Além disso, ainda existem outros itens que merecem atenção o ano todo, mas principalmente nas épocas em que se espera um maior número de vendas:

  • Analise sua página e confirme se o caminho para a finalização da compra é simples. Melhorar a experiência do usuário traz mais chances de conseguir bons resultados.
  • Confira se o seu site é “mobile friendly” e irá funcionar perfeitamente em dispositivos móveis. Isso é essencial, pois hoje 69% dos brasileiros têm acesso à internet pelo celular.
  • Confirme se o seu site está preparado para receber um número maior de acessos simultâneos, evitando que ele caia se as visitas aumentarem de repente.
  • Ofereça vantagens aos seus clientes, fazendo com que percebam que farão o melhor negócio escolhendo a sua empresa. Vale optar por desconto, variadas formas de pagamento e frete grátis. No último caso, não esqueça de informar um prazo de entrega viável, pois assim evita que o consumidor fique frustrado caso o produto demore a chegar.
  • Revise o estoque para que seu site esteja de acordo com a quantidade real disponível. “Furos” ou ainda falta de determinados produtos porque esgotaram rápido demais passam a impressão de desorganização.
  • Capriche no atendimento. Nessas horas, muitos consumidores podem ter dúvidas ao realizar a compra. Aproveite a chance para oferecer uma atenção maior, personalizada, auxiliando no que estiverem precisando de forma humanizada.

Agora que você já sabe como começar a planejar suas campanhas de marketing para as datas comemorativas. Aplique no seu negócio e não deixe de avaliar os resultados para ver se alcançou suas metas, descobrir o que deu certo e também que pode melhorar nas próximas oportunidades. E, se precisar de uma força no planejamento, programação e compra de mídia para suas campanhas, sejam elas on ou offline, fale com o Grupo FTPI! Somos um grupo de empresas focadas em serviços de mídia e com experiência de mais de 30 anos na área. Conte com a gente!

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