12Jan/11

Demanda do consumidor por crédito bate recorde

A demanda do consumidor por crédito cresceu 16,4% em 2010 em comparação com 2009, levando o indicador ao recorde desde janeiro de 2007, segundo levantamento da Serasa Experian.

Anteriormente, o maior resultado havia sido de 2008, quando a alta chegou a 6,4% na comparação com o ano anterior.

De acordo com os economistas da Serasa, a expansão aconteceu em razão das condições favoráveis de crédito às pessoas físicas, ao alto grau de confiança dos consumidores e ao bom momento vivido pelo mercado de trabalho.

Para 2011, no entanto, a expectativa é de desaceleração, graças ao aumento dos compulsórios e à possibilidade de aumentos nas taxas de juros já a partir deste trimestre.

Ainda segundo a Serasa, os consumidores com menores rendimentos mensais foram os que puxaram a alta da procura por crédito em 2010. O avanço foi de 46,3% para aqueles cujo rendimento mensal situa-se abaixo de R$ 500.

“A queda na informalidade no mercado de trabalho em 2010 beneficiou, acima de tudo, os indivíduos de baixa renda que passaram a tiveram de maior acesso ao mercado de crédito”, disse a Serasa em comunicado.

As demais faixas de rendimento pessoal mensal também apresentaram elevações em suas demandas por crédito no ano passado, variando entre 10,6% (entre R$ 1.000 e R$ 2.000 mensais) e 27,9% (entre R$ 5.000 e R$ 10.000 mensais).

Na análise segmentada por região do país, o estudo mostra que as maiores altas na procura por crédito ocorreram nas regiões Nordeste (17,7%) e também na Sudeste (17,4%). Nas demais, o avanço acumulado no ano variou entre 13,5% (Norte) e 15,2% (Centro-Oeste). No Sul, ficou em 14,1%.

Com informações da Folha.com

Últimas notícias do mercado
Expectativa de baixa inflação deixa consumidores otimistas A confiança reflete a melhora das perspectivas em relação ao emprego e situação financeira, diz pesquisa Gerações X, Y e Z são os desafios das marcas da atualidade Estudo realizado pela Kantar Millward mostra também o desempenho das mídias tradicionais e o destaque da TV Novos hábitos de consumo no Brasil podem ser definitivos Pesquisa da PwC mostra que consumidores pesquisam mais os preços antes da compra Pesquisa aponta a relevância do meio rádio Kantar Ibope Media revelou alcance do rádio e mostra o perfil comportamental da audiência Compra de mídia em SP passa de 5.600 anunciantes em 2016 Estudo realizado pela Kantar mostra que a capital paulista recebeu mais de R$ 28 bilhões em campanhas publicitárias Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados