07Out/10

Decisão de compra no PDV tem queda

O índice de decisão de compra no ponto de venda nos supermercados brasileiros é de 76%, de acordo com a 3ª edição da pesquisa do Popai Brasil “O Comportamento do Consumidor em Super e Hipermercados”, feita em parceria com o Ibope Inteligência. Em 2004, este índice era de 81%, enquanto em 1998 era de 85%.

A pesquisa apresenta informações sobre o perfil dos consumidores, os procedimentos e planejamento de compra e os impactos dos materiais promocionais e de merchandising nos pontos de venda.

Segundo Chan Wook Min, presidente do Popai Brasil, mesmo com a queda registrada, o índice de decisão de compra do Brasil ainda é o maior se comparado a outros países.

Um dos fatores que influenciaram esta queda seria a diminuição do tempo médio de compra. Ao passar menos tempo no estabelecimento, os consumidores programam melhor a visita. Hoje, o tempo médio de compra é de 34 minutos e 34 segundos. Em 2004, o tempo era de 48 minutos e, em 1998, era 1 hora e 18 minutos.

Apesar desta diminuição, os consumidores continuam comprando mais itens do que o planejado. A compra efetiva chega a ser 125% maior que a planejada. Enquanto os compradores pretendem levar para casa cerca de 3,5 itens, eles acabam comprando 7,9 itens em média. No entanto, o valor total da compra fica dentro do gasto pretendido no planejamento da compra.

A pesquisa foi realizada em Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Curitiba, Recife, Ribeirão Preto e Salvador. Assim como nos anos passados, foram realizadas 1860 entrevistas com homens e mulheres de 18 a 70 anos, de todas as classes sociais, antes e depois da compra.

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