19Jan/11

Cursos de graduação crescem 13% em um ano

Segundo o Censo da Educação Superior, houve um crescimento de 13% no número dos cursos de graduação em 2009 em relação a 2008.

Um total de 28.671 cursos de graduação e 295 sequenciais de formação específica foram registrados. A concentração é maior em universidades (49,8% dos presenciais) do que em faculdades (35,6%). O restante está presente em centros universitários (12,9%) e institutos federais de tecnologia (1,74%).

Em 2008, o total era de 24.719 cursos – metade deles em universidades.

Em 2009, foi a educação a distância que puxou o crescimento do setor. Sozinha, a educação à distância teve um aumento de 30,4% no total de cursos em relação a 2008. Nos cursos presenciais, o incremento foi de 12,5%.

Segundo Edward Madureira, presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), o incremento, entre outros fatores, deve-se à política de expansão das universidades federais. Entretanto este aumento pode acabar evidenciando ainda mais um problema – o ensino médio, que diminui o número de candidatos.

Já o presidente da Abmes (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior), Gabriel Mario Rodrigues, disse que há uma superconcentração de demanda em determinados cursos. Ele diz que a oferta de vagas nunca foi muito organizada. Desta forma, parece que estão sobrando cadeiras nas universidades. Segundo o executivo, mais ou menos 90% dos alunos universitários escolhem perto de 10 profissões. Os cursos procurados por este grande grupo não passam de 20.

Com informações do UOL Educação.

Últimas notícias do mercado
B2B, B2C e D2C: estratégias específicas para cada modelo de negócio Conhecer as particularidades de cada público-alvo é a chave para criar estratégias de sucesso. Qual é o perfil de quem compra carro no Brasil? Empresas do setor automobilístico precisam conhecer bem o seu target para poder direcionar melhor o investimento em propaganda. Internet das Coisas (IoT): saiba como usá-la para se conectar ao consumidor Acesso à rede a partir de diferentes objetos pode ajudar marcas a entenderem as necessidades do seu cliente. 4 fatores que influenciam os consumidores Conhecer os hábitos do seu consumidor é a chave para acertar no tom da publicidade e chamar a atenção dele ao seu produto. 6 tecnologias que prometem facilitar a vida do publicitário Conheça as plataformas que podem ajudar a melhorar o desempenho de uma marca nas redes sociais. Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2018 | © Todos os direitos reservados