19Jan/11

Cursos de graduação crescem 13% em um ano

Segundo o Censo da Educação Superior, houve um crescimento de 13% no número dos cursos de graduação em 2009 em relação a 2008.

Um total de 28.671 cursos de graduação e 295 sequenciais de formação específica foram registrados. A concentração é maior em universidades (49,8% dos presenciais) do que em faculdades (35,6%). O restante está presente em centros universitários (12,9%) e institutos federais de tecnologia (1,74%).

Em 2008, o total era de 24.719 cursos – metade deles em universidades.

Em 2009, foi a educação a distância que puxou o crescimento do setor. Sozinha, a educação à distância teve um aumento de 30,4% no total de cursos em relação a 2008. Nos cursos presenciais, o incremento foi de 12,5%.

Segundo Edward Madureira, presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), o incremento, entre outros fatores, deve-se à política de expansão das universidades federais. Entretanto este aumento pode acabar evidenciando ainda mais um problema – o ensino médio, que diminui o número de candidatos.

Já o presidente da Abmes (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior), Gabriel Mario Rodrigues, disse que há uma superconcentração de demanda em determinados cursos. Ele diz que a oferta de vagas nunca foi muito organizada. Desta forma, parece que estão sobrando cadeiras nas universidades. Segundo o executivo, mais ou menos 90% dos alunos universitários escolhem perto de 10 profissões. Os cursos procurados por este grande grupo não passam de 20.

Com informações do UOL Educação.

Últimas notícias do mercado
Consumidores brasileiros estão mais otimistas para 2017 Pesquisa identificou o percentual de pessoas que pretendem ir as compras no natal e o comportamento de consumo Investimento em publicidade deve crescer 3,3% no Brasil Apesar da crise econômica, investimentos globais podem crescer 4,2% no próximo ano, aponta pesquisa do Warc Autoatendimendo deve crescer em três anos no Brasil Consumidores querem experimentar novas tecnologias na hora da compra, entre elas estão o 3D e a Realidade Virtual Crise está alterando hábitos de consumo, segundo estudo A Kantar Worldpanel revela que brasileiro está mais estressado e opta por simplicidade na hora da compra O Live Marketing está alavancando empresas no Brasil Pesquisa da Ampro e da SSK, revela como o setor movimenta R$ 44 bilhões em meio a crise financeira do país Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2016 | © Todos os direitos reservados