19Jan/11

Cursos de graduação crescem 13% em um ano

Segundo o Censo da Educação Superior, houve um crescimento de 13% no número dos cursos de graduação em 2009 em relação a 2008.

Um total de 28.671 cursos de graduação e 295 sequenciais de formação específica foram registrados. A concentração é maior em universidades (49,8% dos presenciais) do que em faculdades (35,6%). O restante está presente em centros universitários (12,9%) e institutos federais de tecnologia (1,74%).

Em 2008, o total era de 24.719 cursos – metade deles em universidades.

Em 2009, foi a educação a distância que puxou o crescimento do setor. Sozinha, a educação à distância teve um aumento de 30,4% no total de cursos em relação a 2008. Nos cursos presenciais, o incremento foi de 12,5%.

Segundo Edward Madureira, presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), o incremento, entre outros fatores, deve-se à política de expansão das universidades federais. Entretanto este aumento pode acabar evidenciando ainda mais um problema – o ensino médio, que diminui o número de candidatos.

Já o presidente da Abmes (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior), Gabriel Mario Rodrigues, disse que há uma superconcentração de demanda em determinados cursos. Ele diz que a oferta de vagas nunca foi muito organizada. Desta forma, parece que estão sobrando cadeiras nas universidades. Segundo o executivo, mais ou menos 90% dos alunos universitários escolhem perto de 10 profissões. Os cursos procurados por este grande grupo não passam de 20.

Com informações do UOL Educação.

Últimas notícias do mercado
Conheça as novidades do Facebook e do Instagram Mark Zuckerberg anunciou durante a conferência anual de desenvolvedores do Facebook ferramentas para incrementar a experiência com as redes sociais. 5 dicas para turbinar seu planejamento digital Estratégias simples podem definir uma trajetória online de sucesso. Clique e confira 5 dicas preciosas para criar um planejamento digital! Anunciantes: o que muda no Facebook após o escândalo da Cambridge Analytica Como as mudanças na política de privacidade da rede social podem afetar o desempenho das campanhas de marcas Humor na publicidade: até que ponto vale a graça O humor sempre foi um dos pilares mais fortes da publicidade, mas é preciso acertar na dose para garantir sucesso Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2018 | © Todos os direitos reservados