19Jan/11

Cursos de graduação crescem 13% em um ano

Segundo o Censo da Educação Superior, houve um crescimento de 13% no número dos cursos de graduação em 2009 em relação a 2008.

Um total de 28.671 cursos de graduação e 295 sequenciais de formação específica foram registrados. A concentração é maior em universidades (49,8% dos presenciais) do que em faculdades (35,6%). O restante está presente em centros universitários (12,9%) e institutos federais de tecnologia (1,74%).

Em 2008, o total era de 24.719 cursos – metade deles em universidades.

Em 2009, foi a educação a distância que puxou o crescimento do setor. Sozinha, a educação à distância teve um aumento de 30,4% no total de cursos em relação a 2008. Nos cursos presenciais, o incremento foi de 12,5%.

Segundo Edward Madureira, presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), o incremento, entre outros fatores, deve-se à política de expansão das universidades federais. Entretanto este aumento pode acabar evidenciando ainda mais um problema – o ensino médio, que diminui o número de candidatos.

Já o presidente da Abmes (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior), Gabriel Mario Rodrigues, disse que há uma superconcentração de demanda em determinados cursos. Ele diz que a oferta de vagas nunca foi muito organizada. Desta forma, parece que estão sobrando cadeiras nas universidades. Segundo o executivo, mais ou menos 90% dos alunos universitários escolhem perto de 10 profissões. Os cursos procurados por este grande grupo não passam de 20.

Com informações do UOL Educação.

Últimas notícias do mercado
5 tendências de mídias sociais para ficar ligado em 2018 Entre as plataformas que conectam marcas e consumidores, as mídias sociais estão longe de perder o posto no ano que vem Consumo de TV aumenta 1 hora nos últimos 10 anos Emissoras como TV Diário do Ceará são exemplos de como os conteúdos multiplataformas tem impulsionado o meio Poder dos influenciadores digitais vai além da geração Y Pesquisa revela que quase ¼ dos pais da geração Y são influenciados por personalidades digitais Planejamento de mídia sem fronteiras entre online e off-line Veículos multiplataforma mudam a maneira de pensar o planejamento e compra de mídia em todo o País OOH investe em dados para aumentar sua credibilidade Setor de mídia out of home foi o que mais cresceu neste ano e investe em dados para aumentar credibilidade Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados