24Jul/19

Criatividade aliada a dados: a solução para o marketing eficiente

Criatividade aliada a dados: a solução para o marketing eficiente

Falar sobre criatividade e tecnologia muitas vezes pode gerar polêmica. Isso porque muitos viam esses assuntos como polos totalmente opostos, incompatíveis, divididos em racional e emocional, trazendo o receio de que os dados coletados com o auxílio das ferramentas modernas pudessem matar as boas ideias.

Mas, com a revolução digital, essa relação começou a ser aceita, e esses dois itens têm se tornado cada vez mais próximos. Afinal, nunca se teve acesso a tanta informação, e é praticamente impossível não enxergá-la como uma fonte de inspiração e conhecimento.

Não há como ignorar as possibilidades incríveis que, por exemplo, o Big Data oferece, colocando nas mãos dos profissionais de marketing tudo sobre o consumidor, inclusive seus diversos rastros digitais – dos sites visitados e aplicativos utilizados até o destino colocado no mapa ou música que ouviu – que se alimentam segundo a segundo.

Só que é importante lembrar que esses números não se sustentam sozinhos ou são capazes de elaborar suas próprias análises, desenvolver questões, criar valor ou estabelecer um vínculo emocional com o consumidor. Isso é papel de quem desenvolve as campanhas, que deve usá-los da melhor maneira possível para atingir o público-alvo.

E o protagonismo da criatividade para aumentar as vendas é, inclusive, comprovada por estudos. Segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen Catalina Solutions, esse é o elemento principal para um anúncio de sucesso. Na equação, que envolve outros cinco fatores, ela aparece no topo, com 47% de contribuição para a eficácia.

Para os que ainda estão cautelosos com relação a utilizar os dados como base para compor as melhores ideias, veja alguns dos desafios que podem ser driblados com a ajuda dessas informações.

  • Por dentro do que o público quer e pensa.
    Você acha que sabe o suficiente sobre seus clientes? Um estudo recente mostrou que, apesar de muitos profissionais acharem que sim, essa não é a realidade. Segundo o levantamento da Acquia, 61% das pessoas disseram que as marcas não as conhecem de verdade. Ou seja, nesse caso as ferramentas disponíveis atualmente ajudariam a entender de forma mais profunda os anseios e paixões dos consumidores, que poderiam servir como direcionamento para as equipes de criação e estratégia desenvolverem campanhas alinhadas com essas necessidades.
  • Oferecendo personalização.
    Novas tecnologias são eficazes para atingir o público com um conteúdo mais relevante, atraindo o interesse. Uma pesquisa realizada pela Google em parceria com a Ipsos mostrou, por exemplo, que anúncios que são do interesse dos consumidores recebem 3 vezes mais atenção do que a média das propagandas. Um sinal de que é possível criar com muito mais assertividade quando se sabe mais detalhes sobre o perfil do público.
  • Trabalhando com customização.
    Pensar em regras específicas não é eficaz. As estratégias devem ser baseadas em experimentos para saber de fato o que irá ou não funcionar. Ainda bem que hoje é possível observar o feedback do público em tempo real, como o engajamento dos usuários, e sentir o que ele está achando, utilizando as informações geradas para refinar a campanha, melhorando os pontos negativos conforme a necessidade.

Você já viu que a tecnologia pode ajudar muito na criação de campanhas de sucesso. E, se existem aqueles que acham que ela pode tirar o trabalho dos profissionais de marketing no futuro, a tendência é que, aos poucos, essa visão também irá mudar.

Grandes ideias sempre vão surgir dos seres humanos, que conseguem decifrar todos esse amontoado de informações e transformá-lo em algo que toque o lado emocional, aproxime e chame a atenção do consumidor. Então, o que se pode fazer é aproveitar esses recursos na hora da criação como forma de enriquecer o resultado final, desenvolvendo materiais mais eficazes para impulsionar as vendas.

E lembre-se: se precisar de apoio para o planejamento, negociação e programação das campanhas, conte com o apoio do Grupo FTPI. Com mais de 30 anos de experiência em serviços de mídia, estamos prontos para ajudá-lo. Entre em contato agora e conheça todos os serviços.

Últimas notícias do mercado
Estudo global mostra como novas gerações consomem notícias Levantamento da Comscore mostra que jovens se informam pelas redes sociais e não querem pagar para acessar conteúdo. Instagram supera Facebook em interação de usuários, aponta pesquisa Levantamento da Socialbakers revela que o número de interações foi quase 20 vezes maior no período analisado. Por que as pessoas gostam tanto de seguir influenciadores? Estudo do Diário de Campo Pesquisa buscou entender o que motiva milhões de pessoas a acompanharem digital influencers. Podcasts: Brasil é o segundo país com maior avanço no formato Produção cresceu 85% entre janeiro e novembro de 2019 no país, segundo a Voxnest. IBOPE atualiza a representatividade do ponto de audiência televisiva Com base nas novas estimativas populacionais, instituto alterou os dados de medição nos 15 principais mercados do país. Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2020 | © Todos os direitos reservados