24Jul/19

Criatividade aliada a dados: a solução para o marketing eficiente

Criatividade aliada a dados: a solução para o marketing eficiente

Falar sobre criatividade e tecnologia muitas vezes pode gerar polêmica. Isso porque muitos viam esses assuntos como polos totalmente opostos, incompatíveis, divididos em racional e emocional, trazendo o receio de que os dados coletados com o auxílio das ferramentas modernas pudessem matar as boas ideias.

Mas, com a revolução digital, essa relação começou a ser aceita, e esses dois itens têm se tornado cada vez mais próximos. Afinal, nunca se teve acesso a tanta informação, e é praticamente impossível não enxergá-la como uma fonte de inspiração e conhecimento.

Não há como ignorar as possibilidades incríveis que, por exemplo, o Big Data oferece, colocando nas mãos dos profissionais de marketing tudo sobre o consumidor, inclusive seus diversos rastros digitais – dos sites visitados e aplicativos utilizados até o destino colocado no mapa ou música que ouviu – que se alimentam segundo a segundo.

Só que é importante lembrar que esses números não se sustentam sozinhos ou são capazes de elaborar suas próprias análises, desenvolver questões, criar valor ou estabelecer um vínculo emocional com o consumidor. Isso é papel de quem desenvolve as campanhas, que deve usá-los da melhor maneira possível para atingir o público-alvo.

E o protagonismo da criatividade para aumentar as vendas é, inclusive, comprovada por estudos. Segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen Catalina Solutions, esse é o elemento principal para um anúncio de sucesso. Na equação, que envolve outros cinco fatores, ela aparece no topo, com 47% de contribuição para a eficácia.

Para os que ainda estão cautelosos com relação a utilizar os dados como base para compor as melhores ideias, veja alguns dos desafios que podem ser driblados com a ajuda dessas informações.

  • Por dentro do que o público quer e pensa.
    Você acha que sabe o suficiente sobre seus clientes? Um estudo recente mostrou que, apesar de muitos profissionais acharem que sim, essa não é a realidade. Segundo o levantamento da Acquia, 61% das pessoas disseram que as marcas não as conhecem de verdade. Ou seja, nesse caso as ferramentas disponíveis atualmente ajudariam a entender de forma mais profunda os anseios e paixões dos consumidores, que poderiam servir como direcionamento para as equipes de criação e estratégia desenvolverem campanhas alinhadas com essas necessidades.
  • Oferecendo personalização.
    Novas tecnologias são eficazes para atingir o público com um conteúdo mais relevante, atraindo o interesse. Uma pesquisa realizada pela Google em parceria com a Ipsos mostrou, por exemplo, que anúncios que são do interesse dos consumidores recebem 3 vezes mais atenção do que a média das propagandas. Um sinal de que é possível criar com muito mais assertividade quando se sabe mais detalhes sobre o perfil do público.
  • Trabalhando com customização.
    Pensar em regras específicas não é eficaz. As estratégias devem ser baseadas em experimentos para saber de fato o que irá ou não funcionar. Ainda bem que hoje é possível observar o feedback do público em tempo real, como o engajamento dos usuários, e sentir o que ele está achando, utilizando as informações geradas para refinar a campanha, melhorando os pontos negativos conforme a necessidade.

Você já viu que a tecnologia pode ajudar muito na criação de campanhas de sucesso. E, se existem aqueles que acham que ela pode tirar o trabalho dos profissionais de marketing no futuro, a tendência é que, aos poucos, essa visão também irá mudar.

Grandes ideias sempre vão surgir dos seres humanos, que conseguem decifrar todos esse amontoado de informações e transformá-lo em algo que toque o lado emocional, aproxime e chame a atenção do consumidor. Então, o que se pode fazer é aproveitar esses recursos na hora da criação como forma de enriquecer o resultado final, desenvolvendo materiais mais eficazes para impulsionar as vendas.

E lembre-se: se precisar de apoio para o planejamento, negociação e programação das campanhas, conte com o apoio do Grupo FTPI. Com mais de 30 anos de experiência em serviços de mídia, estamos prontos para ajudá-lo. Entre em contato agora e conheça todos os serviços.

Últimas notícias do mercado
YouTube Studio lança novos filtros de pesquisa para comentários Novo recurso foi baseado na principal solicitação dos criadores de conteúdo, segundo a empresa. Compras por m-commerce representam ⅓ das vendas online no Brasil De acordo com a Ebit | Nielsen, pedidos via dispositivos móveis dobraram em dois anos. Neste ano, canal deve crescer mais 15%. Viewability: entenda como funciona e veja como avaliá-lo Métrica é a garantia de que seu anúncio teve a oportunidade de ser visto e não apenas exibido. Mercado de cuidados pessoais impulsiona compra de espaço publicitário Primeiro semestre de 2019 fecha com resultado positivo para a maioria dos setores brasileiros, com mais de 21 milhões de inserções. Tendências para o varejo de moda ajudam a balizar novas campanhas Segmento, que é sensível às oscilações da economia, exige flexibilidade e estratégias bem pensadas. Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2019 | © Todos os direitos reservados