24Jul/19

Criatividade aliada a dados: a solução para o marketing eficiente

Criatividade aliada a dados: a solução para o marketing eficiente

Falar sobre criatividade e tecnologia muitas vezes pode gerar polêmica. Isso porque muitos viam esses assuntos como polos totalmente opostos, incompatíveis, divididos em racional e emocional, trazendo o receio de que os dados coletados com o auxílio das ferramentas modernas pudessem matar as boas ideias.

Mas, com a revolução digital, essa relação começou a ser aceita, e esses dois itens têm se tornado cada vez mais próximos. Afinal, nunca se teve acesso a tanta informação, e é praticamente impossível não enxergá-la como uma fonte de inspiração e conhecimento.

Não há como ignorar as possibilidades incríveis que, por exemplo, o Big Data oferece, colocando nas mãos dos profissionais de marketing tudo sobre o consumidor, inclusive seus diversos rastros digitais – dos sites visitados e aplicativos utilizados até o destino colocado no mapa ou música que ouviu – que se alimentam segundo a segundo.

Só que é importante lembrar que esses números não se sustentam sozinhos ou são capazes de elaborar suas próprias análises, desenvolver questões, criar valor ou estabelecer um vínculo emocional com o consumidor. Isso é papel de quem desenvolve as campanhas, que deve usá-los da melhor maneira possível para atingir o público-alvo.

E o protagonismo da criatividade para aumentar as vendas é, inclusive, comprovada por estudos. Segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen Catalina Solutions, esse é o elemento principal para um anúncio de sucesso. Na equação, que envolve outros cinco fatores, ela aparece no topo, com 47% de contribuição para a eficácia.

Para os que ainda estão cautelosos com relação a utilizar os dados como base para compor as melhores ideias, veja alguns dos desafios que podem ser driblados com a ajuda dessas informações.

  • Por dentro do que o público quer e pensa.
    Você acha que sabe o suficiente sobre seus clientes? Um estudo recente mostrou que, apesar de muitos profissionais acharem que sim, essa não é a realidade. Segundo o levantamento da Acquia, 61% das pessoas disseram que as marcas não as conhecem de verdade. Ou seja, nesse caso as ferramentas disponíveis atualmente ajudariam a entender de forma mais profunda os anseios e paixões dos consumidores, que poderiam servir como direcionamento para as equipes de criação e estratégia desenvolverem campanhas alinhadas com essas necessidades.
  • Oferecendo personalização.
    Novas tecnologias são eficazes para atingir o público com um conteúdo mais relevante, atraindo o interesse. Uma pesquisa realizada pela Google em parceria com a Ipsos mostrou, por exemplo, que anúncios que são do interesse dos consumidores recebem 3 vezes mais atenção do que a média das propagandas. Um sinal de que é possível criar com muito mais assertividade quando se sabe mais detalhes sobre o perfil do público.
  • Trabalhando com customização.
    Pensar em regras específicas não é eficaz. As estratégias devem ser baseadas em experimentos para saber de fato o que irá ou não funcionar. Ainda bem que hoje é possível observar o feedback do público em tempo real, como o engajamento dos usuários, e sentir o que ele está achando, utilizando as informações geradas para refinar a campanha, melhorando os pontos negativos conforme a necessidade.

Você já viu que a tecnologia pode ajudar muito na criação de campanhas de sucesso. E, se existem aqueles que acham que ela pode tirar o trabalho dos profissionais de marketing no futuro, a tendência é que, aos poucos, essa visão também irá mudar.

Grandes ideias sempre vão surgir dos seres humanos, que conseguem decifrar todos esse amontoado de informações e transformá-lo em algo que toque o lado emocional, aproxime e chame a atenção do consumidor. Então, o que se pode fazer é aproveitar esses recursos na hora da criação como forma de enriquecer o resultado final, desenvolvendo materiais mais eficazes para impulsionar as vendas.

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