04Dez/12

59% dos paulistanos preferem produtos licenciados

Os produtos licenciados, aqueles que têm em suas embalagens personalidades públicas, desenhos ou times de futebol, são preferidos por 59,4% paulistanos quando o preço se equipara ao de produtos “normais”.

Esta é a conclusão do levantamento realizado pelo Provar (Programa de Administração de Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), que consultou 500 consumidores do Estado de São Paulo, com renda mensal entre R$ 715 e R$ 4.449.

A influência de personagens e pessoas famosas é representativa em quase todos os setores na hora da compra, diz a pesquisa.

Nas categorias “bebidas”, “frutas e verduras” e “xampus e condicionadores”, por exemplo, os licenciados são preferência, respectivamente, para 53,6%, 45,2% e 15,6% dos consumidores que compram esses produtos regularmente.

Para 42,4% e 27,4% dos entrevistados, respectivamente, creme dental e guloseimas que trazem personagens estampados nas embalagens são comprados com frequência.

O levantamento revela também que caso o produto licenciado deixe de ser distribuído, 27,4% dos consumidores procuram outro similar com licenciamento. Já 29% escolhem produtos diferentes, mas com o mesmo licenciamento.

Claudio Felisoni, presidente do conselho do Provar, acredita que a alta influência dos licenciados seja reflexo da credibilidade que as personalidades conferem ao produto. “As crianças são mais suscetíveis a produtos com desenhos e os adultos, mais propensos a à associação a alguém conhecido”, afirma.

Com informações de Patrícia Basílio, da Folha.com / Adaptação: Equipe FTPI | Negócios em Mídia | Mídia Regional.

Últimas notícias do mercado
Ativação do consumo no varejo cresce no Dia dos Pais Incertezas no cenário político não impediram o aumento de 10% nas vendas online TV está presente em 97% das casas dos brasileiros Online aumenta penetração de mercado, mas mídias tradicionais seguem líderes quando se trata de consumo de notícias Setor nacional de beleza masculina deve superar os EUA Mantendo o ritmo de 7,1% anualmente, o Brasil pode ser o maior mercado do mundo em 2018 60% dos brasileiros acreditam na mídia nacional, diz estudo Pesquisa coloca o Brasil em segundo lugar no índice de confiança do público nos meios de comunicação Mercado nacional de mídia deve crescer 4,6% ao ano até 2021 O segmento deve movimentar US$ 13 bi em publicidade no mundo, segundo a PwC Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados