04Dez/12

59% dos paulistanos preferem produtos licenciados

Os produtos licenciados, aqueles que têm em suas embalagens personalidades públicas, desenhos ou times de futebol, são preferidos por 59,4% paulistanos quando o preço se equipara ao de produtos “normais”.

Esta é a conclusão do levantamento realizado pelo Provar (Programa de Administração de Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), que consultou 500 consumidores do Estado de São Paulo, com renda mensal entre R$ 715 e R$ 4.449.

A influência de personagens e pessoas famosas é representativa em quase todos os setores na hora da compra, diz a pesquisa.

Nas categorias “bebidas”, “frutas e verduras” e “xampus e condicionadores”, por exemplo, os licenciados são preferência, respectivamente, para 53,6%, 45,2% e 15,6% dos consumidores que compram esses produtos regularmente.

Para 42,4% e 27,4% dos entrevistados, respectivamente, creme dental e guloseimas que trazem personagens estampados nas embalagens são comprados com frequência.

O levantamento revela também que caso o produto licenciado deixe de ser distribuído, 27,4% dos consumidores procuram outro similar com licenciamento. Já 29% escolhem produtos diferentes, mas com o mesmo licenciamento.

Claudio Felisoni, presidente do conselho do Provar, acredita que a alta influência dos licenciados seja reflexo da credibilidade que as personalidades conferem ao produto. “As crianças são mais suscetíveis a produtos com desenhos e os adultos, mais propensos a à associação a alguém conhecido”, afirma.

Com informações de Patrícia Basílio, da Folha.com / Adaptação: Equipe FTPI | Inteligência em Regionalização | Mídia Regional.

Últimas notícias do mercado
Consumidores brasileiros estão mais otimistas para 2017 Pesquisa identificou o percentual de pessoas que pretendem ir as compras no natal e o comportamento de consumo Investimento em publicidade deve crescer 3,3% no Brasil Apesar da crise econômica, investimentos globais podem crescer 4,2% no próximo ano, aponta pesquisa do Warc Autoatendimendo deve crescer em três anos no Brasil Consumidores querem experimentar novas tecnologias na hora da compra, entre elas estão o 3D e a Realidade Virtual Crise está alterando hábitos de consumo, segundo estudo A Kantar Worldpanel revela que brasileiro está mais estressado e opta por simplicidade na hora da compra O Live Marketing está alavancando empresas no Brasil Pesquisa da Ampro e da SSK, revela como o setor movimenta R$ 44 bilhões em meio a crise financeira do país Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2016 | © Todos os direitos reservados