20Set/11

Consumidores A e B compram mais produtos piratas

Mais da metade (52%) dos consumidores brasileiros assumiu ter comprado produtos piratas em 2011. Em números absolutos, isto representa cerca de 74,3 milhões de pessoas. O levantamento da Fecomércio-RJ e da Ipsos registra a maior porcentagem desde o início de sua realização em 2006.

Em relação a 2010, houve um aumento de seis milhões de brasileiros que passaram a consumir estes produtos. O destaque foi para a ampliação expressiva na adesão dos consumidores das classes A e B. Esta camada social representava 47% dos compradores de pirataria no ano passado e agora tem percentual marcado em 57%.

Outra faixa de renda que teve crescimento no número de pessoas que adquiriram mercadorias piratas foi a das classes D e E – passou de 39% em 2010 para 44% em 2011. A classe C, no entanto, reduziu seu percentual de 53% para 52%, na mesma base comparativa.

A principal justificativa apresentada para a compra dos produtos falsificados continua sendo o preço mais em conta, seguido da disponibilidade mais rápida ao público do que a apresentada pelas versões originais. As mercadorias piratas mais escolhidas pelos brasileiros são: CD/DVD, brinquedos, artigos de moda, programas de computador e equipamentos eletrônicos.

Para os consumidores destes produtos, a falsificação causa prejuízo ao fabricante ou artista (80%) e prejudica o faturamento do comércio (75%). Mesmo assim, eles acreditam cada vez menos que a pirataria gera desemprego e alimenta o crime organizado.

Com informações do UOL Notícias.

Últimas notícias do mercado
Consumidores brasileiros estão mais otimistas para 2017 Pesquisa identificou o percentual de pessoas que pretendem ir as compras no natal e o comportamento de consumo Investimento em publicidade deve crescer 3,3% no Brasil Apesar da crise econômica, investimentos globais podem crescer 4,2% no próximo ano, aponta pesquisa do Warc Autoatendimendo deve crescer em três anos no Brasil Consumidores querem experimentar novas tecnologias na hora da compra, entre elas estão o 3D e a Realidade Virtual Crise está alterando hábitos de consumo, segundo estudo A Kantar Worldpanel revela que brasileiro está mais estressado e opta por simplicidade na hora da compra O Live Marketing está alavancando empresas no Brasil Pesquisa da Ampro e da SSK, revela como o setor movimenta R$ 44 bilhões em meio a crise financeira do país Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2016 | © Todos os direitos reservados