20Set/11

Consumidores A e B compram mais produtos piratas

Mais da metade (52%) dos consumidores brasileiros assumiu ter comprado produtos piratas em 2011. Em números absolutos, isto representa cerca de 74,3 milhões de pessoas. O levantamento da Fecomércio-RJ e da Ipsos registra a maior porcentagem desde o início de sua realização em 2006.

Em relação a 2010, houve um aumento de seis milhões de brasileiros que passaram a consumir estes produtos. O destaque foi para a ampliação expressiva na adesão dos consumidores das classes A e B. Esta camada social representava 47% dos compradores de pirataria no ano passado e agora tem percentual marcado em 57%.

Outra faixa de renda que teve crescimento no número de pessoas que adquiriram mercadorias piratas foi a das classes D e E – passou de 39% em 2010 para 44% em 2011. A classe C, no entanto, reduziu seu percentual de 53% para 52%, na mesma base comparativa.

A principal justificativa apresentada para a compra dos produtos falsificados continua sendo o preço mais em conta, seguido da disponibilidade mais rápida ao público do que a apresentada pelas versões originais. As mercadorias piratas mais escolhidas pelos brasileiros são: CD/DVD, brinquedos, artigos de moda, programas de computador e equipamentos eletrônicos.

Para os consumidores destes produtos, a falsificação causa prejuízo ao fabricante ou artista (80%) e prejudica o faturamento do comércio (75%). Mesmo assim, eles acreditam cada vez menos que a pirataria gera desemprego e alimenta o crime organizado.

Com informações do UOL Notícias.

Últimas notícias do mercado
Mercado nacional de mídia deve crescer 4,6% ao ano até 2021 O seguimento deve movimentar US$ 13 bi em publicidade no mundo, segundo a PwC Produção de bens de capital tem alta de 1,5% em abril Segundo IBGE, a fabricação de bens de consumo duráveis também teve um aumento esse ano Varejo apresenta crescimento no 1º trimestre de 2017 Segundo dados do IBGE, os números são superiores aos do último trimestre de 2016 Impacto da televisão continua forte entre os consumidores Pesquisa da Kantar Media descreve o comportamento do consumidor nas plataformas de mídia atuais Expectativa de baixa inflação deixa consumidores otimistas A confiança reflete a melhora das perspectivas em relação ao emprego e situação financeira, diz pesquisa Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados