14Mai/09

Consumidor mostra-se disposto a pagar por conteúdo online

De acordo com uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers, realizada com a colaboração da Associação Mundial de Jornais (WAN), os consumidores estão dispostos a pagar pelo conteúdo online dos jornais e os diários impressos têm futuro a longo prazo.

O documento “Adotar modelos empresariais múltiplos: uma perspectiva para os editores de jornais na era digital” será apresentado por seus autores na Conferência e Exposição “O poder da Imprensa Impressa”, que acontecerá em Barcelona, na Espanha, entre 27 e 28/05.

Baseado nas respostas de 4.900 consumidores de sete países, em entrevistas com editores, anunciantes e compradores de espaços publicitários de todo o mundo, em artigos de analistas, uma das conclusões é que, apesar do enorme potencial de crescimento do meio online, o meio impresso ainda é um dos mais importantes e influentes.

Dois terços dos entrevistados afirmaram que estão dispostos a pagar por conteúdo de informações gerais na internet – mesmo tendo condições de pagar por eles no papel e mesmo com os jornais gratuitos existentes. No entanto, o estudo aponta que os jornais devem desenvolver estratégias para rentabilizar seu conteúdo e seu capital intelectual.

Ainda de acordo com a pesquisa, os gastos do consumo geral na internet aumentarão nos próximos cinco anos, o que mudará a mentalidade dos consumidores que estão acostumados a obtê-los de forma gratuita.

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