26Set/12

Consumidor está de olho em bens duráveis

O consumidor voltou a ter intenção de adquirir bens duráveis, de acordo com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV). O indicador que mensura as expectativas de compras de bens duráveis teve alta de 0,8% de agosto para setembro. Esta é a primeira alta desde maio deste ano (2,4%).

“O resultado segue a linha do que está acontecendo com a atividade econômica. O consumidor estava mais cauteloso, mas já adquire segurança e pensa em retomar as compras”, explica a coordenadora técnica da Sondagem, Viviane Seda.

“O mercado de trabalho seguiu estável durante um período de atividade econômica fraca. Agora, acreditando na melhora da economia, o consumidor vislumbra também a geração de emprego, a criação de postos de trabalho”, comentou Viviane. A avaliação do consumidor sobre a situação da economia local nos dias de hoje avançou 2,2% de agosto para setembro, ante queda de 3,4% no mês anterior.

No entanto, a avaliação sobre a situação financeira atual da família caiu 0,2% em setembro frente ao mês anterior. Em agosto, o mesmo item já havia registrado queda de 0,2%. Para a FGV, as famílias com renda mais baixa sentem a inflação dos preços dos alimentos e estão com os seus orçamentos comprometidos por dívidas.

A taxa que mede as expectativas em relação às finanças familiares foi derrubada em razão da inflação, caindo 1,4% de agosto para setembro, após alta de 0,4% no mês anterior. O pessimismo entre as famílias com renda de até R$ 2,1 mil mensais prevaleceu. O Índice de Expectativa recuou 1,1% de agosto para setembro neste grupo de consumidores, enquanto o Índice de Situação Atual avançou 3,3%.

Com informações de Fernanda Nunes, do Exame.com / Adaptação: Equipe FTPI | Negócios em Mídia | Mídia Regional.

Últimas notícias do mercado
Expectativa de baixa inflação deixa consumidores otimistas A confiança reflete a melhora das perspectivas em relação ao emprego e situação financeira, diz pesquisa Gerações X, Y e Z são os desafios das marcas da atualidade Estudo realizado pela Kantar Millward mostra também o desempenho das mídias tradicionais e o destaque da TV Novos hábitos de consumo no Brasil podem ser definitivos Pesquisa da PwC mostra que consumidores pesquisam mais os preços antes da compra Pesquisa aponta a relevância do meio rádio Kantar Ibope Media revelou alcance do rádio e mostra o perfil comportamental da audiência Compra de mídia em SP passa de 5.600 anunciantes em 2016 Estudo realizado pela Kantar mostra que a capital paulista recebeu mais de R$ 28 bilhões em campanhas publicitárias Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados