26Set/12

Consumidor está de olho em bens duráveis

O consumidor voltou a ter intenção de adquirir bens duráveis, de acordo com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV). O indicador que mensura as expectativas de compras de bens duráveis teve alta de 0,8% de agosto para setembro. Esta é a primeira alta desde maio deste ano (2,4%).

“O resultado segue a linha do que está acontecendo com a atividade econômica. O consumidor estava mais cauteloso, mas já adquire segurança e pensa em retomar as compras”, explica a coordenadora técnica da Sondagem, Viviane Seda.

“O mercado de trabalho seguiu estável durante um período de atividade econômica fraca. Agora, acreditando na melhora da economia, o consumidor vislumbra também a geração de emprego, a criação de postos de trabalho”, comentou Viviane. A avaliação do consumidor sobre a situação da economia local nos dias de hoje avançou 2,2% de agosto para setembro, ante queda de 3,4% no mês anterior.

No entanto, a avaliação sobre a situação financeira atual da família caiu 0,2% em setembro frente ao mês anterior. Em agosto, o mesmo item já havia registrado queda de 0,2%. Para a FGV, as famílias com renda mais baixa sentem a inflação dos preços dos alimentos e estão com os seus orçamentos comprometidos por dívidas.

A taxa que mede as expectativas em relação às finanças familiares foi derrubada em razão da inflação, caindo 1,4% de agosto para setembro, após alta de 0,4% no mês anterior. O pessimismo entre as famílias com renda de até R$ 2,1 mil mensais prevaleceu. O Índice de Expectativa recuou 1,1% de agosto para setembro neste grupo de consumidores, enquanto o Índice de Situação Atual avançou 3,3%.

Com informações de Fernanda Nunes, do Exame.com / Adaptação: Equipe FTPI | Negócios em Mídia | Mídia Regional.

Últimas notícias do mercado
Mercado nacional de mídia deve crescer 4,6% ao ano até 2021 O seguimento deve movimentar US$ 13 bi em publicidade no mundo, segundo a PwC Produção de bens de capital tem alta de 1,5% em abril Segundo IBGE, a fabricação de bens de consumo duráveis também teve um aumento esse ano Varejo apresenta crescimento no 1º trimestre de 2017 Segundo dados do IBGE, os números são superiores aos do último trimestre de 2016 Impacto da televisão continua forte entre os consumidores Pesquisa da Kantar Media descreve o comportamento do consumidor nas plataformas de mídia atuais Expectativa de baixa inflação deixa consumidores otimistas A confiança reflete a melhora das perspectivas em relação ao emprego e situação financeira, diz pesquisa Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados