27Jul/18

Conheça o IGTV, o novo aplicativo de vídeos do Instagram

IGTV: novo aplicativo do instagram

O Instagram lançou no final de junho o IGTV, um aplicativo que vai entrar de vez na briga contra sites mais tradicionais de multimídia, como o YouTube. Essa nova ferramenta é voltada exclusivamente para a postagem de vídeos mais longos, de até uma hora para contas verificadas ou com muitos seguidores e de 10 minutos para os outros usuários.

O app foi apresentado pela marca como uma espécie de novo modelo de televisão, com a mesma característica de ter conteúdo 24 horas e que não precisa ser selecionado para começar. Basta abrir o aplicativo, ou clicar no ícone que aparece dentro do Instagram, no canto direito superior da tela, para que os vídeos comecem a rodar automaticamente.

O conteúdo varia entre o que as contas que você segue estão postando, vídeos que os algoritmos do Instagram entendem como sendo de seu interesse e os uploads mais populares.

Formato dos vídeos

Uma das maiores novidades desse novo aplicativo é o formato em que os vídeos podem ser postados. Apesar do Instagram também disponibilizar a ferramenta na versão web, o formato de todas as gravações é exclusivamente na vertical, para valorizar o acesso via celular.

A aposta da rede social nesse tipo de formato mostra uma influência dos conteúdos gravados para o Snapchat ou para a própria ferramenta do Instagram, o Stories, que funcionam muito melhor quando os vídeos são gravados na vertical, para ocupar toda a tela do celular.

O cofundador do Instagram, Kevin Systrom, disse durante a apresentação do IGTV que está na hora de mudarmos a maneira como entendemos os vídeos. Para ele, gravar conteúdos como se fosse para a TV é algo que pode ficar no passado.

Essa estratégia bate de frente com o YouTube, que prioriza vídeos na horizontal, fazendo com que o usuário tenha que virar o seu celular para poder assistir. Como até então ninguém tinha apostado em vídeos mais longos para essas redes sociais que usam o conteúdo em pé, o site nunca se preocupou em repensar a estratégia – o que pode estar a caminho, agora que a concorrência saiu na frente.

O que isso muda?

O recado que o Instagram passa ao apostar nesse tipo de formato é que as plataformas móveis estão tomando conta do mercado, e que computadores e televisores já não são tão relevantes para estas marcas.

O próprio Instagram nunca investiu muito na sua plataforma web, cujo template não é confortável de se usar num computador justamente por ter sido pensado para mobile. A manutenção dessa estratégia mostra que os gigantes da tecnologia não querem mais saber de telas grandes para conquistar seus consumidores.

Outro ponto é que, ao priorizar os vídeos de pessoas que já são seguidas pelos usuários, a empresa dá mais um recurso para os famosos digital influencers, com vídeos de até uma hora para contas verificadas ou que sejam páginas comerciais com mais de 10 mil seguidores.

Esse incentivo que a empresa oferece a personalidades e marcas relevantes é um caminho de mão dupla, que ajuda a manter os usuários conectados no aplicativo para seguirem seus perfis de interesse. Muitos influenciadores digitais têm canais no YouTube e usam o Instagram somente para fotos ou conteúdos mais selecionados, mas com o novo recurso, o usuário não vai precisar sair da plataforma para continuar acompanhando esse tipo de conteúdo.

Como criar um vídeo no IGTV?

Para começar a usar o IGTV, é preciso baixar o aplicativo na App Store ou na PlayStore e logar com a sua conta do Instagram, ou com a da sua empresa. Depois, é só clicar na foto de perfil, que aparece mais ou menos no meio do canto direito da tela. Assim que você criar um canal, é só apertar no símbolo de mais e começar a gravar.

O vídeo fica conectado à sua conta e os seus seguidores, além de receberem notificações sobre as suas atividades, também podem curtir, compartilhar ou comentar os conteúdos em tempo real.

Últimas notícias do mercado
6 tecnologias que prometem facilitar a vida do publicitário Conheça as plataformas que podem ajudar a melhorar o desempenho de uma marca nas redes sociais. Google Marketing Platform, a nova plataforma para publicidade online Conheça a ferramenta que promete otimizar o planejamento e administração das campanhas de marketing da sua empresa. Mídias OOH se reinventam para fisgar a atenção dos mais jovens Outdoors, placas e telas de LCD estão ganhando espaço na publicidade por serem tão eficientes quanto as redes sociais quando o assunto é conversar com os mais novos. Como o blockchain promete revolucionar o marketing digital Tecnologia usada para a base de dados descentralizada das moedas digitais traz transparência e praticidade ao mercado publicitário. Como a TV on demand e a TV por assinatura aprenderam a caminhar juntas Inimigas nos tempos modernos? Nada disso! Veja como a TV on demand chegou para completar a TV por assinatura. Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2018 | © Todos os direitos reservados