28Mai/18

5 dicas para turbinar seu planejamento digital


Dar vida a uma campanha de marketing digital pode parecer fácil à primeira vista. Afinal, usar redes sociais e a internet é algo quase que intuitivo, né? O problema é que, sem um planejamento digital adequado, as chances dos seus esforços não receberem a resposta que você espera é bem grande.

Isso porque, assim como você ou a sua empresa, existem milhões de outras pessoas tentando chamar a atenção de um determinado público-alvo na internet. Então, sem um plano bem traçado e sem ações digitais estratégicas, a sua comunicação se perde no meio de tantas outras.

Mas não se desespere: a gente ajuda você! É só seguir alguns passos simples para garantir o sucesso da sua campanha.

Defina o objetivo

O primeiro passo para começar é traçar um objetivo. Você quer aumentar as vendas de um produto, fortalecer o nome da marca ou melhorar o engajamento nas redes sociais? Existem infinitos resultados que uma campanha de marketing digital bem planejada pode alcançar, mas, se você não traçar estratégias específicas para atingir a sua meta, a comunicação fica um pouco perdida no meio do caminho.

Conheça o público-alvo

A segunda etapa de um planejamento digital tem tudo a ver com pesquisa, já que, para atingir o seu objetivo, você vai precisar saber com quem a sua marca quer falar. Saber a idade, os interesses e até a região em que o seu público-alvo mora é fundamental para traçar uma comunicação online que chegue até essas pessoas.

Escolha as plataformas digitais

Depois que escolher a quem essa comunicação será endereçada, é hora de decidir por onde ela será feita. Uma dica valiosa para definir quais devem ser as redes sociais certas é analisar como os concorrentes estão fazendo. Vai dar para perceber quais as plataformas digitais que mais agregam o seu público-alvo e, a partir daí, definir campanhas específicas para cada uma delas.

Um erro bem comum de quem tenta fazer ações de marketing digital sem planejamento é usar o mesmo material para todas as redes sociais. Cada plataforma espera tipos diferentes de publicações em cada uma delas. Afinal, se não fosse assim, as pessoas não teriam contas em tantas redes sociais, certo? Então, quando você for fazer uma ação, analise o tipo de conteúdo que é mais aceito e consumido naquele ambiente e abuse dos recursos que cada plataforma oferece, como os Stories do Instagram ou os GIFs e memes do Twitter.

Faça um cronograma de ações

Outro passo bem importante é definir a frequência e a duração das postagens. Dá para traçar cronogramas semanais, mensais e até anuais, dependendo do tipo de campanha digital que você estiver pensando.

Mas é importante não abandonar o seu planejamento digital. É claro que mudanças podem ser feitas no meio do caminho, mas tentar improvisar muito acaba anulando as chances das suas ações alcançarem o sucesso desejado.

Monitore os resultados

Não existe receita pronta para você fazer um bom planejamento digital, mas analisar as respostas dos seus potenciais clientes a uma ação é uma estratégia que quase nunca falha. É a partir disso que você vai conseguir traçar aquilo que dá certo com o seu público-alvo e aquilo que precisa ser adaptado ou até mesmo descartado.

O importante é você não se deixar enganar pelo ambiente online: pode parecer fácil, mas chamar a atenção de um determinado público é bem desafiador. Então, para não ter erro, lembre-se que um planejamento digital precisa de muito tempo e dedicação para dar certo.

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