16Fev/11

Comércio: vendas batem recorde em 2010

Em volume, as vendas do comércio varejista bateram recorde em 2010, crescendo 10,9%. Esta é a maior expansão desde 2001, quando foi iniciada a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em 2009, a alta foi de 5,9%.

Em dezembro, as vendas do varejo se mantiveram estáveis na comparação com novembro. Em relação a dezembro de 2009, crescimento foi de 10,1%.

O setor foi impulsionado pelo crescimento da renda, do emprego e do crédito. O câmbio também contribuiu barateando produtos importados.

Os setores que alavancaram o crescimento no ano foram os de hiper e supermercados (9,0%); móveis e eletrodomésticos (18,3%); artigos de uso pessoal e doméstico (8,8%); tecidos, vestuário e calçado (10,7%). O pior desempenho foi o dos combustíveis e lubrificantes (6,6%).

Em dezembro, o resultado foi puxado pelos ramos de tecidos, vestuário e calçados (3,4%), material de informática (2,8%), artigos farmacêuticos (1,6%) e móveis e eletrodomésticos (1,4%). Os destaques negativos ficaram por conta dos hiper e supermercados (-0,3%), que tiveram o maior peso no índice, e alguns artigos de uso pessoal e doméstico (-1,0%).

O IBGE levantou ainda o indicador do comércio varejista ampliado, que considera veículos e material de construção – segmentos que vendem também na modalidade atacado. O índice fechou 2010 com alta de 12,2%.

As vendas de veículos tiveram crescimento de 14,1%, enquanto os artigos de construção avançaram 15,6%. Em dezembro, o comércio varejista ampliado registrou alta de 2,1% ante o mês de novembro.

Com informações do repórter Pedro Soares, da Folha.com

Últimas notícias do mercado
5 tendências de mídias sociais para ficar ligado em 2018 Entre as plataformas que conectam marcas e consumidores, as mídias sociais estão longe de perder o posto no ano que vem Consumo de TV aumenta 1 hora nos últimos 10 anos Emissoras como TV Diário do Ceará são exemplos de como os conteúdos multiplataformas tem impulsionado o meio Poder dos influenciadores digitais vai além da geração Y Pesquisa revela que quase ¼ dos pais da geração Y são influenciados por personalidades digitais Planejamento de mídia sem fronteiras entre online e off-line Veículos multiplataforma mudam a maneira de pensar o planejamento e compra de mídia em todo o País OOH investe em dados para aumentar sua credibilidade Setor de mídia out of home foi o que mais cresceu neste ano e investe em dados para aumentar credibilidade Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados