16Fev/11

Comércio: vendas batem recorde em 2010

Em volume, as vendas do comércio varejista bateram recorde em 2010, crescendo 10,9%. Esta é a maior expansão desde 2001, quando foi iniciada a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em 2009, a alta foi de 5,9%.

Em dezembro, as vendas do varejo se mantiveram estáveis na comparação com novembro. Em relação a dezembro de 2009, crescimento foi de 10,1%.

O setor foi impulsionado pelo crescimento da renda, do emprego e do crédito. O câmbio também contribuiu barateando produtos importados.

Os setores que alavancaram o crescimento no ano foram os de hiper e supermercados (9,0%); móveis e eletrodomésticos (18,3%); artigos de uso pessoal e doméstico (8,8%); tecidos, vestuário e calçado (10,7%). O pior desempenho foi o dos combustíveis e lubrificantes (6,6%).

Em dezembro, o resultado foi puxado pelos ramos de tecidos, vestuário e calçados (3,4%), material de informática (2,8%), artigos farmacêuticos (1,6%) e móveis e eletrodomésticos (1,4%). Os destaques negativos ficaram por conta dos hiper e supermercados (-0,3%), que tiveram o maior peso no índice, e alguns artigos de uso pessoal e doméstico (-1,0%).

O IBGE levantou ainda o indicador do comércio varejista ampliado, que considera veículos e material de construção – segmentos que vendem também na modalidade atacado. O índice fechou 2010 com alta de 12,2%.

As vendas de veículos tiveram crescimento de 14,1%, enquanto os artigos de construção avançaram 15,6%. Em dezembro, o comércio varejista ampliado registrou alta de 2,1% ante o mês de novembro.

Com informações do repórter Pedro Soares, da Folha.com

Últimas notícias do mercado
Faturamento editorial no Brasil ganha impulso pelo e-commerce Mais de 16 milhões de títulos foram vendidos em 2016, diz pesquisa Programas culinários movimentam R$ 800 milhões em mídia No primeiro semestre de 2017, compra de espaço publicitário foi 17% maior que o mesmo período do ano passado Compra de mídia cresce 2% no primeiro semestre de 2017 Volume total de publicidade foi de R$ 61,9 bi nos seis primeiros meses desse ano, segundo Ibope Ativação do consumo no varejo cresce no Dia dos Pais Incertezas no cenário político não impediram o aumento de 10% nas vendas online TV está presente em 97% das casas dos brasileiros Online aumenta penetração de mercado, mas mídias tradicionais seguem líderes quando se trata de consumo de notícias Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados