16Fev/11

Comércio: vendas batem recorde em 2010

Em volume, as vendas do comércio varejista bateram recorde em 2010, crescendo 10,9%. Esta é a maior expansão desde 2001, quando foi iniciada a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em 2009, a alta foi de 5,9%.

Em dezembro, as vendas do varejo se mantiveram estáveis na comparação com novembro. Em relação a dezembro de 2009, crescimento foi de 10,1%.

O setor foi impulsionado pelo crescimento da renda, do emprego e do crédito. O câmbio também contribuiu barateando produtos importados.

Os setores que alavancaram o crescimento no ano foram os de hiper e supermercados (9,0%); móveis e eletrodomésticos (18,3%); artigos de uso pessoal e doméstico (8,8%); tecidos, vestuário e calçado (10,7%). O pior desempenho foi o dos combustíveis e lubrificantes (6,6%).

Em dezembro, o resultado foi puxado pelos ramos de tecidos, vestuário e calçados (3,4%), material de informática (2,8%), artigos farmacêuticos (1,6%) e móveis e eletrodomésticos (1,4%). Os destaques negativos ficaram por conta dos hiper e supermercados (-0,3%), que tiveram o maior peso no índice, e alguns artigos de uso pessoal e doméstico (-1,0%).

O IBGE levantou ainda o indicador do comércio varejista ampliado, que considera veículos e material de construção – segmentos que vendem também na modalidade atacado. O índice fechou 2010 com alta de 12,2%.

As vendas de veículos tiveram crescimento de 14,1%, enquanto os artigos de construção avançaram 15,6%. Em dezembro, o comércio varejista ampliado registrou alta de 2,1% ante o mês de novembro.

Com informações do repórter Pedro Soares, da Folha.com

Últimas notícias do mercado
Google Marketing Platform, a nova plataforma para publicidade online Conheça a ferramenta que promete otimizar o planejamento e administração das campanhas de marketing da sua empresa. Mídias OOH se reinventam para fisgar a atenção dos mais jovens Outdoors, placas e telas de LCD estão ganhando espaço na publicidade por serem tão eficientes quanto as redes sociais quando o assunto é conversar com os mais novos. Como o blockchain promete revolucionar o marketing digital Tecnologia usada para a base de dados descentralizada das moedas digitais traz transparência e praticidade ao mercado publicitário. Como a TV on demand e a TV por assinatura aprenderam a caminhar juntas Inimigas nos tempos modernos? Nada disso! Veja como a TV on demand chegou para completar a TV por assinatura. Engajamento digital: como jogadores de futebol ajudam no seu negócio Com milhares de seguidores nas redes sociais, a imagem dos craques de futebol pode ser usada pela sua empresa para alcançar consumidores. Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2018 | © Todos os direitos reservados