16Fev/11

Comércio: vendas batem recorde em 2010

Em volume, as vendas do comércio varejista bateram recorde em 2010, crescendo 10,9%. Esta é a maior expansão desde 2001, quando foi iniciada a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em 2009, a alta foi de 5,9%.

Em dezembro, as vendas do varejo se mantiveram estáveis na comparação com novembro. Em relação a dezembro de 2009, crescimento foi de 10,1%.

O setor foi impulsionado pelo crescimento da renda, do emprego e do crédito. O câmbio também contribuiu barateando produtos importados.

Os setores que alavancaram o crescimento no ano foram os de hiper e supermercados (9,0%); móveis e eletrodomésticos (18,3%); artigos de uso pessoal e doméstico (8,8%); tecidos, vestuário e calçado (10,7%). O pior desempenho foi o dos combustíveis e lubrificantes (6,6%).

Em dezembro, o resultado foi puxado pelos ramos de tecidos, vestuário e calçados (3,4%), material de informática (2,8%), artigos farmacêuticos (1,6%) e móveis e eletrodomésticos (1,4%). Os destaques negativos ficaram por conta dos hiper e supermercados (-0,3%), que tiveram o maior peso no índice, e alguns artigos de uso pessoal e doméstico (-1,0%).

O IBGE levantou ainda o indicador do comércio varejista ampliado, que considera veículos e material de construção – segmentos que vendem também na modalidade atacado. O índice fechou 2010 com alta de 12,2%.

As vendas de veículos tiveram crescimento de 14,1%, enquanto os artigos de construção avançaram 15,6%. Em dezembro, o comércio varejista ampliado registrou alta de 2,1% ante o mês de novembro.

Com informações do repórter Pedro Soares, da Folha.com

Últimas notícias do mercado
Consumidores brasileiros estão mais otimistas para 2017 Pesquisa identificou o percentual de pessoas que pretendem ir as compras no natal e o comportamento de consumo Investimento em publicidade deve crescer 3,3% no Brasil Apesar da crise econômica, investimentos globais podem crescer 4,2% no próximo ano, aponta pesquisa do Warc Autoatendimendo deve crescer em três anos no Brasil Consumidores querem experimentar novas tecnologias na hora da compra, entre elas estão o 3D e a Realidade Virtual Crise está alterando hábitos de consumo, segundo estudo A Kantar Worldpanel revela que brasileiro está mais estressado e opta por simplicidade na hora da compra O Live Marketing está alavancando empresas no Brasil Pesquisa da Ampro e da SSK, revela como o setor movimenta R$ 44 bilhões em meio a crise financeira do país Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2016 | © Todos os direitos reservados