23Mar/11

Comércio eletrônico brasileiro arrecada R$ 14,8 bilhões

As vendas online no Brasil cresceram muito no ano passado e faturaram R$ 14,8 bilhões. Esse valor é 40% maior comparado aos R$ 10,6 bilhões arrecadados em 2009. A participação, hoje, do comércio eletrônico no varejo total é de 4,5% e a tendência é ampliar até o final de 2011.

“Esperamos que o e-commerce tenha um faturamento só neste primeiro semestre de R$ 8,8 bilhões. E até o fim do ano o número deve aumentar para R$ 20 bilhões”, afirmou Pedro Guasti, diretor-geral do e-bit (empresa responsável pelo estudo divulgado).

Estima-se, ainda, só no primeiro semestre de 2011 registrar aproximadamente quatro milhões de novos usuários virtuais, somando 27 milhões de e-consumidores brasileiros.  Em 2009, esse grupo teve 5,4 milhões de novas adesões.

O e-bit destaca como principal responsável pelo crescimento a ampliação da presença da nova classe média na internet. Ela ajudou a movimentar a venda de televisores no período da Copa do Mundo na África, a propagar os sites de compra coletiva no país e participou ativamente da elevação no valor médio gasto por pessoa na rede (ticket médio). Foram 23 milhões de consumidores (dos 40 milhões somados em 2010) gastando valores iguais a R$ 373. O ticket médio em 2009 foi de R$ 335.

Os produtos mais vendidos nas lojas virtuais eram livros, CDs e DVDs. Já em 2011, os eletrodomésticos ocupam a primeira posição com 14% das vendas, seguidos pelos livros, assinaturas de revistas e jornais (12%); produtos de saúde, beleza e medicamentos (12%); artigos de informática (11%); e eletrônicos (7%).

Com informações de Maria Fernanda Malozzi do Propmark.

Últimas notícias do mercado
Internet das Coisas (IoT): saiba como usá-la para se conectar ao consumidor Acesso à rede a partir de diferentes objetos pode ajudar marcas a entenderem as necessidades do seu cliente. 4 fatores que influenciam os consumidores Conhecer os hábitos do seu consumidor é a chave para acertar no tom da publicidade e chamar a atenção dele ao seu produto. 6 tecnologias que prometem facilitar a vida do publicitário Conheça as plataformas que podem ajudar a melhorar o desempenho de uma marca nas redes sociais. Google Marketing Platform, a nova plataforma para publicidade online Conheça a ferramenta que promete otimizar o planejamento e administração das campanhas de marketing da sua empresa. Mídias OOH se reinventam para fisgar a atenção dos mais jovens Outdoors, placas e telas de LCD estão ganhando espaço na publicidade por serem tão eficientes quanto as redes sociais quando o assunto é conversar com os mais novos. Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2018 | © Todos os direitos reservados