09Ago/11

Classe C tem maioria feminina, branca e adulta

Perfil elaborado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República mostra que a nova classe média brasileira, formada por 95 milhões de pessoas, tem a maioria feminina (51%), branca (52%) e é predominantemente adulta (mais de 25 anos – 63%).

A classe C teve, na última década, o ingresso de 31 milhões de pessoas e tornou-se o estrato social mais volumoso. Segundo o levantamento, ela também é majoritariamente urbana (89%), estando presente em maior número nas Regiões Sul (61%), Sudeste (59%) e Centro-Oeste (56%). O percentual da população da classe média é maior em cidades de pequeno porte (45%), com menos de 100 mil habitantes, do que em regiões metropolitanas (32%) e em cidades de médio porte (23%). Três quartos da classe C moram em casa própria.

No quesito educação, os dados revelam que 99% das crianças e adolescentes (7 a 14 anos) desta faixa econômica frequentam a escola. A proporção é a mesma que a da classe alta. Já para idades maiores, a classe A e B têm 95% dos jovens de 15 a 17 anos e 54% dos adultos de 18 a 24 nas escolas.  Na classe emergente, estes percentuais caem para 87% e 28%, respectivamente.

A pesquisa ainda diz que seis em cada 10 pessoas da classe C estão empregadas. A maioria tem registro formal (42% com carteira assinada e 11% como funcionário público); 19% trabalham sem registro; outros 19% trabalham por conta própria; 3% são empregadores; e 6% não são remunerados. O perfil de formalização da classe C (53%) está acima da média nacional (47%), mas, na classe alta, o índice de formalização é maior (59%). A renda familiar da classe média varia de R$ 1 mil a R$ 4 mil mensais.

Com informações da Agência Brasil e do Portal Alô.

Últimas notícias do mercado
Mercado nacional de mídia deve crescer 4,6% ao ano até 2021 O seguimento deve movimentar US$ 13 bi em publicidade no mundo, segundo a PwC Produção de bens de capital tem alta de 1,5% em abril Segundo IBGE, a fabricação de bens de consumo duráveis também teve um aumento esse ano Varejo apresenta crescimento no 1º trimestre de 2017 Segundo dados do IBGE, os números são superiores aos do último trimestre de 2016 Impacto da televisão continua forte entre os consumidores Pesquisa da Kantar Media descreve o comportamento do consumidor nas plataformas de mídia atuais Expectativa de baixa inflação deixa consumidores otimistas A confiança reflete a melhora das perspectivas em relação ao emprego e situação financeira, diz pesquisa Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados