29Out/12

Renda de negros e nordestinos cresce 123% em 10 anos

A renda de negros e nordestinos teve crescimento do dobro da média da classe C nos últimos dez anos, de acordo com o estudo “Vozes do Brasil” e do Data Popular. O aumento da renda geral da classe média foi de 57% – e cresceu 123% para os negros e nordestinos no período.

Para Renato Meirelles, do Instituto Data Popular, “a classe média cresceu com redução da desigualdade. Havia mais negros e nordestinos entre os mais pobres, e estes foram os maiores beneficiados com o aumento do salário mínimo e com o acesso a empregos melhores”.

Já no caso das mulheres, a participação na renda da classe média aumentou mais que a dos homens e a influência nas decisões da família também, conforme a pesquisa. A contribuição das mulheres para a renda da classe C sofreu elevação de 76% nos últimos dez anos, enquanto a dos homens aumentou 47%.

O total de mulheres na classe média foi ampliado em 13% nos últimos dez anos. O número daquelas que estão em idade de trabalho aumentou 19% e a quantidade com carteira assinada subiu 59%.

No levantamento, 78% dos homens da classe C afirmam que preferem mudar de opinião para evitar brigas com a esposa e 77% têm certeza de que elas guardam dinheiro sem que ele saiba. Por fim, 63% dizem que a mulher confere a conta bancária e sabe exatamente o quanto ganham.

Elas também influenciam as decisões dos parceiros. Na classe C, 85% dos homens contam que a esposa é a principal responsável pelas decisões de compras de produtos no mercado, 78% diz que elas decidem também as viagens de férias e 72% diz que elas opinam sobre as roupas deles. A responsabilidade delas também é grande no que diz respeito ao carro da família (62%).

Os resultados da pesquisa serão divulgados no “Fórum Novo Brasil: Vozes da Classe Média Brasileira”, que acontecerá dias 12 e 13 de novembro, em São Paulo.

Com informações de Simone Cunha, do G1. / Adaptação: Equipe FTPI | Negócios em Mídia | Mídia Regional.

Últimas notícias do mercado
B2B, B2C e D2C: estratégias específicas para cada modelo de negócio Conhecer as particularidades de cada público-alvo é a chave para criar estratégias de sucesso. Qual é o perfil de quem compra carro no Brasil? Empresas do setor automobilístico precisam conhecer bem o seu target para poder direcionar melhor o investimento em propaganda. Internet das Coisas (IoT): saiba como usá-la para se conectar ao consumidor Acesso à rede a partir de diferentes objetos pode ajudar marcas a entenderem as necessidades do seu cliente. 4 fatores que influenciam os consumidores Conhecer os hábitos do seu consumidor é a chave para acertar no tom da publicidade e chamar a atenção dele ao seu produto. 6 tecnologias que prometem facilitar a vida do publicitário Conheça as plataformas que podem ajudar a melhorar o desempenho de uma marca nas redes sociais. Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2018 | © Todos os direitos reservados