12Fev/19

Centennials: como se comunicar com esse público?

Centennials: como se comunicar com esse público?

Quando muita gente ainda estudava o comportamento de consumo dos Millennials já havia aqueles que se antecipavam e procuravam saber mais sobre a nova geração que estava por vir, os Centennials. E isso pode ser considerado um grande acerto agora, em que eles representam 32% da população brasileira, de acordo com um levantamento realizado pela Kantar, transformando-se em uma potência econômica com influência crescente nos gastos e na fidelidade às marcas.

Isso significa que aquelas empresas que não conseguirem se conectar com valores, crenças e expectativas dos Centennials podem ter sérias dificuldades para crescer. O desafio é entender os comportamentos e expectativas desse grupo para que os profissionais de marketing possam redefinir suas estratégias e alcançá-los de forma mais eficiente. Conheça um pouco mais sobre esse público e veja como sua marca pode impactá-lo.

Afinal, quem são os Centennials?

Os Centennials, também conhecidos como geração Z, Gen Z, iGeneration ou Plurais, nasceram a partir de 1997, ou seja, têm no máximo 22 anos. Porém, o que mais se destaca nesse grupo não é a pouca idade, mas seus valores. Para começar, é importante lembrar que eles foram os primeiros a crescerem totalmente em um contexto digital, praticamente nasceram com um smartphone conectado à internet nas mãos. A vida sem tecnologia para os Centennials é algo inimaginável e, por isso, desejam tudo com rapidez e estão sempre informados.

Flexibilidade também pode ser outra palavra que representa essa geração. Diferente das outras, são mais tolerantes, abertos à diferença, respeitam a individualidade, têm empatia. Além disso, como cresceram em um ambiente de instabilidade econômica, são realistas em relação a carreira. Estão cientes de que precisam trabalhar muito, que a concorrência é grande e o sucesso não está sempre garantido.

Diferente dos pais, a aspiração a grandes salários diminuiu, eles não trabalham para acumular dinheiro, mas sim para sobreviver. De acordo com uma pesquisa realizada pela Future Company, 60% preferem ter garantias de que não irão passar necessidades ao longo da sua vida a enriquecerem.

As adversidades no contexto econômico também fizeram com que eles fossem mais inovadores. Se o sistema não está funcionando, eles mesmos buscam uma nova solução ou produto para resolver o problema e seguem em frente. Ao mesmo tempo, podem ser considerados um pouco impacientes. Como convivem desde cedo com um ambiente de excesso estímulos sensoriais, possuem uma capacidade grande de filtrar informação em pouco tempo. Mas isso também faz com que tenham um índice de concentração muito menor.

Quando o assunto é consumo, eles são bem mais cautelosos que os Millennials. Enquanto a geração anterior se endividou muito, os jovens da nova geração estão preocupados em administrar bem as finanças.

Características da geração Centennials

Como conquistar esses consumidores?

É possível ver que a geração Z tem características próprias e, para que as marcas ganhem sua admiração, elas vão precisar interpretar essa nova demanda. Compreender as motivações desse público é o primeiro passo para alcançá-lo. Veja sete dicas essenciais para conquistar os Centennials:

1 – Tenha autenticidade
Nascidos em uma sociedade plural e multicultural, eles valorizam e aceitam as diferenças, por isso é essencial que as empresas sejam receptivas e não tentem impor padrões. Procure ter mente aberta, demonstrando preocupação em se mostrar inclusiva. Esse posicionamento é importante: mais de 60% querem que as marcas tenham ponto de vista.

2 – Fique atento aos detalhes
Os Centennials não são muito pacientes. Justamente por conhecerem bem a tecnologia e não querem perder tempo, é preciso ter um cuidado especial com seu site. A pesquisa divulgada pela Kantar revela que 62% deles disseram que não usam apps ou sites difíceis de navegar e 60% abandona a página se ela for lenta. Vale lembrar que 80% deles acessam a internet pelo celular. Por isso, invista na agilidade e usabilidade.

3 – Produza conteúdo personalizado
Os Centennials valorizam o individualismo. Eles não querem ser vistos como mais um cliente dentro de um nicho de mercado, mas como únicos. Essa necessidade de personalização da jornada do cliente será ainda mais fundamental nos próximos anos.

4 – Tenha respeito à privacidade
Nativos digitais, eles estão mais cautelosos que as gerações anteriores na internet. Por isso, optam cada vez mais por mensagens privadas e aplicativos que tenham a opção de autodestruição, como o Snapchat ou stories do Instagram. Por quererem se resguardar, também não gostam que as empresas vigiem sua vida online sem autorização. Então, por mais que um cupom de desconto em um produto no qual ele estava interessado possa parecer muito tentador, esse tipo de “invasão” pode ser mal visto.

5 – Reforce a qualidade
Os Centennials realmente estão preocupados com a vida financeira, por isso, gostam de gastar melhor o dinheiro. Com a informação na ponta dos dedos, eles são mais seletivos em suas compras. Por isso, é de extrema importância ressaltar a qualidade do produto que está vendendo para conseguir cair no gosto desses jovens consumidores.

6 – Invista em diversos conteúdos
O conteúdo via áudio faz sucesso entre essa geração. Música, audiobooks e podcasts são muito bem aceitos por eles, por isso vale pensar em mídia exclusiva para esses espaços. Mas não se engane: eles não irão deixar de lado as telas. Portanto, vale apenas acrescentar mais opções para tentar ganhar esse público.

7 – Ofereça um atendimento eficiente
É importante que sua empresa esteja preparada para resolver os problemas com rapidez. Como têm acesso a diversas ferramentas que permitem a criação de soluções, os Centennials também são menos pacientes ou respeitosos com instituições. Se não tiverem uma resposta ágil, a tendência é que eles busquem resolver o problema por conta própria.

E aí, sua marca está pronta para despertar a atenção da nova geração de consumidores?

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