13Abr/11

Cai estimativa mundial de investimentos em publicidade

O crescimento no investimento global em propaganda foi recalculado após acontecimentos mundiais de grandes proporções e novo número é um pouco mais modesto. A previsão, divulgada pela Zenith Optimedia, passou de 4,6% para 4,2% em relação a dezembro do ano passado (perda de US$ 2,4 bilhões).

Conflitos no Oriente Médio, principalmente no Egito, e o terremoto no Japão foram os principais fatos que justificam essa queda. No primeiro caso, a publicidade praticamente cessou no Egito durante a revolução. Mesmo com o término das manifestações, anunciantes continuam muito cuidadosos sobre o conteúdo que pretendem veicular. O país deve sofrer uma redução de 20% neste mercado em 2011, e terá uma recuperação de 12,1% no ano seguinte.

Quanto ao Japão, estima-se que o país encolha cerca de 4,1% e cresça 4,6% em 2012. Serviços substituem mensagens publicitárias nos veículos após o terremoto e os episódios de blackout e dificuldade de distribuição afetaram (e afetarão) profundamente o consumo de mídia no país.

Apesar do declínio na estimativa de 2011, o investimento em propaganda do ano que vem também foi reformulado e ganhou valor maior. Em 2012 haverá crescimento de 5,8% neste setor (maior que os 5,2% apresentados anteriormente). O motivo da elevação está na recuperação dos mercados em dificuldades e no fortalecimento do Leste, Centro e Oeste da Europa – locais onde anunciantes estão se tornando mais confiantes no futuro da economia.

Os mercados emergentes (todos os países menos Estados Unidos, nações da Europa Ocidental e Japão) colaborarão com 62% do total do investimento publicitário nos próximos três anos. Cinco grandes contribuintes deste grupo serão: China (US$ 10,8 bilhões), Rússia (US$ 6,9 bilhões), Brasil (US$ 3,3 bilhões), Índia (US$ 2,5 bilhões) e Indonésia (US$2,4 bilhões). Estados Unidos crescerá sozinho 3,1% até 2013.

Com informações do Propmark.

Últimas notícias do mercado
Mercado nacional de mídia deve crescer 4,6% ao ano até 2021 O seguimento deve movimentar US$ 13 bi em publicidade no mundo, segundo a PwC Produção de bens de capital tem alta de 1,5% em abril Segundo IBGE, a fabricação de bens de consumo duráveis também teve um aumento esse ano Varejo apresenta crescimento no 1º trimestre de 2017 Segundo dados do IBGE, os números são superiores aos do último trimestre de 2016 Impacto da televisão continua forte entre os consumidores Pesquisa da Kantar Media descreve o comportamento do consumidor nas plataformas de mídia atuais Expectativa de baixa inflação deixa consumidores otimistas A confiança reflete a melhora das perspectivas em relação ao emprego e situação financeira, diz pesquisa Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados