13Abr/11

Cai estimativa mundial de investimentos em publicidade

O crescimento no investimento global em propaganda foi recalculado após acontecimentos mundiais de grandes proporções e novo número é um pouco mais modesto. A previsão, divulgada pela Zenith Optimedia, passou de 4,6% para 4,2% em relação a dezembro do ano passado (perda de US$ 2,4 bilhões).

Conflitos no Oriente Médio, principalmente no Egito, e o terremoto no Japão foram os principais fatos que justificam essa queda. No primeiro caso, a publicidade praticamente cessou no Egito durante a revolução. Mesmo com o término das manifestações, anunciantes continuam muito cuidadosos sobre o conteúdo que pretendem veicular. O país deve sofrer uma redução de 20% neste mercado em 2011, e terá uma recuperação de 12,1% no ano seguinte.

Quanto ao Japão, estima-se que o país encolha cerca de 4,1% e cresça 4,6% em 2012. Serviços substituem mensagens publicitárias nos veículos após o terremoto e os episódios de blackout e dificuldade de distribuição afetaram (e afetarão) profundamente o consumo de mídia no país.

Apesar do declínio na estimativa de 2011, o investimento em propaganda do ano que vem também foi reformulado e ganhou valor maior. Em 2012 haverá crescimento de 5,8% neste setor (maior que os 5,2% apresentados anteriormente). O motivo da elevação está na recuperação dos mercados em dificuldades e no fortalecimento do Leste, Centro e Oeste da Europa – locais onde anunciantes estão se tornando mais confiantes no futuro da economia.

Os mercados emergentes (todos os países menos Estados Unidos, nações da Europa Ocidental e Japão) colaborarão com 62% do total do investimento publicitário nos próximos três anos. Cinco grandes contribuintes deste grupo serão: China (US$ 10,8 bilhões), Rússia (US$ 6,9 bilhões), Brasil (US$ 3,3 bilhões), Índia (US$ 2,5 bilhões) e Indonésia (US$2,4 bilhões). Estados Unidos crescerá sozinho 3,1% até 2013.

Com informações do Propmark.

Últimas notícias do mercado
Compra de mídia em SP passa de 5.600 anunciantes em 2016 Estudo realizado pela Kantar mostra que a capital paulista recebeu mais de R$ 28 bilhões em campanhas publicitárias A cidade de Alta Floresta fica no norte mato-grossense e está a 800 km de... Em pesquisa, jornal é a mídia com maior credibilidade Levantamento do Ibope da Pesquisa Brasileira de Mídia mostra o meio como preferencial entre os pesquisados Os líderes do mercado publicitário global, segundo estudo Os mercados da China e dos Estados Unidos detém os maiores crescimentos dos últimos dez anos Consumidores brasileiros estão mais otimistas para 2017 Pesquisa identificou o percentual de pessoas que pretendem ir as compras no natal e o comportamento de consumo Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados