18Out/16

Autoatendimendo deve crescer em três anos no Brasil

Um estudo realizado pela Croma Marketing Solutions, chamado ‘High-Tech Retail – A Tecnologia e o comportamento de Compra do Brasileiro’, aponta que 60, 4% dos brasileiros pretendem realizar as suas compras com algum tipo de autoatendimento nos próximos três anos.

“Além da opção da compra online e da retirada na loja física, o varejo self-service vai primar pela conveniência e experiência autoral de compra. Check-out automático e personalização de layout são alguns viabilizadores dessa tendência”, diz Edmar Bulla, CEO da Croma Marketing Solutions.

Na pesquisa, mais de 50% dos entrevistados dizem que as tecnologias serão úteis no momento da compra: aplicativos ficaram com 58%, autoatendimento com 56%, novos meios de pagamento 57% e visualização 3D com 44%. 46% dos compradores pretendem experimentar 3D, 39% a realidade virtual, 30% novos meios de pagamentos, 28% telas interativas e 26% personalização. “Quem mais rapidamente se adequar às demandas do comprador, ganhará eficiência e alcançará melhores resultados. O omnichannel, quando comparado a uma expansão física, é uma forma barata de ampliar negócios e está 100% pautado em experiências, algo que os compradores priorizam”, explica Bulla.

“É imprescindível que as empresas se atentem mais às ocasiões de compra do que apenas inovar pensando em ocasiões de consumo. O trade está defasado em soluções para o comprador”, reforça. De acordo com o estudo, será importante investir em estratégias de big data, CRM e neurociência cognitiva para mapear o comportamento do consumidor brasileiro.

A tendência do mobile é crescer nos próximos anos, pois seu público está cada vez mais conectado, e será o único recurso capaz de unir o varejo físico com o online. A pesquisa foi elaborada durante o mês de julho com cerca de 3.000 compradores, de ambos os sexos, entre 16 e 60 anos, das classes A, B e C, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Distrito Federal, Manaus, Recife e Porto Alegre.

Com informações do Propmark | Adaptação: Equipe FTPI

 

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