13Mar/13

Brasileiro gasta mais com mídia tradicional que digital

Segundo uma pesquisa realizada pela KPMG International intitulada Debate Digital 2013, os consumidores brasileiros têm maior tendência a utilizar mais as mídias tradicionais que as digitais. O objetivo do estudo foi compreender como os consumidores usam o tempo os recursos financeiros com meios de comunicação em diversos os formatos e, a partir daí, traçar um raio-x do consumo de mídias digitais e tradicionais.

A pesquisa cobre também mais oito países e mostrou que o brasileiro foi quem mais gastou com mídia tradicional, com uma média de US$ 15 por mês (contra US$ 12 da média de Estados Unidos e Canadá). O foco foi a compra de livros e videogames. Em mídia digital, o Brasil ocupa o segundo lugar, perdendo para a China, com gasto de US$ 6 ao mês.

Nos nove países que constam na pesquisa, a TV é o meio mais popular, acompanhada pelo rádio e, depois, pelos impressos como jornais e revistas. O Brasil é o país em que a população passa menos tempo assistindo TV e mais ligado no rádio. Nas mídias on-line, todos os países tiveram a mesma média de tempo, mas o Brasil lidera o acesso a redes sociais e notícias.

A pesquisa mostra também que as pessoas têm interagido com vários aparelhos ligados ao mesmo tempo, muitas vezes assistindo TV enquanto navegam na internet em um tablet ou smartphone. A atividade mais realizada pelos brasileiros consultados no levantamento foi ver TV e acessar a internet (57%); em seguida vem ouvir rádio e acessar à internet (39%); e, em terceiro lugar, assistir TV ao acessar um site de rede social (37%).

A pesquisa Debate Digital ouviu mais de nove mil consumidores da América do Norte (Estados Unidos e Canadá), Europa (Reino Unido, Alemanha, Espanha), Ásia-Pacífico (Austrália, China e Cingapura) e América Latina (Brasil). Em cada mercado, mil pessoas idade acima de 16 anos foram entrevistadas, com exceção dos Estados Unidos, onde os entrevistados tinham mais de 18 anos.

Com informações da Redação Adnews. / Adaptação: Equipe FTPI | Inteligência em Regionalização | Mídia Regional.

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