Segundo pesquisa da consultoria Nielsen, em 2010, os consumidores brasileiros e os asiáticos são os mais dispostos a destinar a verba doméstica aos gastos considerados não essenciais, como férias, reformas da casa e tecnologia.
O estudo foi realizado em dezembro de 2009 e ouviu 17,5 mil usuários de internet em 29 países sobre seus hábitos de consumo.
A pesquisa classifica o Brasil como terceiro lugar do ranking de otimismo quando o assunto é recuperação econômica. O índice de confiança é de 110, em uma escala de 0 a 200. Apenas a Índia e a Indonésia estão à frente do Brasil. Seis meses atrás, o índice brasileiro era de 96, quando o país ocupava a quarta posição da lista.
Quase metade dos brasileiros (49%) acredita que 2010 será um ano bom para voltar a gastar em artigos supérfluos. Dos argentinos e mexicanos, 33% e 29% respectivamente pensam da mesma forma. Nos Estados Unidos, 31% consideram-se dispostos a investir em artigos supérfluos.
Com informações da BBC Brasil.