31Mar/11

Brasil ganha destaque em ranking de inclusão digital

O Brasil está em segundo lugar entre os países do chamado Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) em inclusão digital, segundo relatório elaborado por uma empresa de análise de risco do Reino Unido. O Índice de Inclusão Digital (Digital Inclusion Index), lançado pela Maplecroft, usa dez métricas para calcular o nível de participação de 186 países nessa meta.

Entre estes indicadores estão os que analisam assinaturas de banda larga, o uso de dados em celulares, linhas de telefone fixo, lares com PC e TV, usuários de internet, matrículas no Ensino Médio e taxa de analfabetismo. Na lista, o Brasil recebeu 110 pontos. Ele ficou atrás da Rússia (134), porém à frente da China (103) e da Índia (39). Os três primeiros países recebem a classificação “risco médio”, enquanto a Índia foi o único do grupo considerado integrante da faixa de “risco extremo”.

O “risco” indica a que proximidade os países estão de falhar na melhora do nível de inclusão digital de suas populações. Chris Laws, analista da Maplecroft, considera que “a ausência dessa inclusão ameaça o crescimento econômico e o desenvolvimento social ao limitar o tamanho do mercado e reduzir o potencial para comércio. Ela também inibe o acesso individual e empresarial a recursos educacionais e de tomada de decisão, além de comprometer a formação de talentos necessária para empregabilidade”.

Os países com melhores níveis de inclusão digital são Holanda (186), Dinamarca (185), Luxemburgo (184), Suécia (183) e Reino Unido (182).

Com informações do Adnews e IDGNow!

Últimas notícias do mercado
Mercado nacional de mídia deve crescer 4,6% ao ano até 2021 O seguimento deve movimentar US$ 13 bi em publicidade no mundo, segundo a PwC Produção de bens de capital tem alta de 1,5% em abril Segundo IBGE, a fabricação de bens de consumo duráveis também teve um aumento esse ano Varejo apresenta crescimento no 1º trimestre de 2017 Segundo dados do IBGE, os números são superiores aos do último trimestre de 2016 Impacto da televisão continua forte entre os consumidores Pesquisa da Kantar Media descreve o comportamento do consumidor nas plataformas de mídia atuais Expectativa de baixa inflação deixa consumidores otimistas A confiança reflete a melhora das perspectivas em relação ao emprego e situação financeira, diz pesquisa Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados