15Jan/10

Banda larga já está em 88% dos municípios brasileiros

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), após reunião com representantes da Casa Civil, dos ministérios da Educação, das Comunicações e do Planejamento e das concessionárias de telefonia fixa, foi informada sobre o cumprimento das metas relacionadas à instalação de backhaul nos municípios e de banda larga nas escolas públicas urbanas.

Segundo dados do encontro, todas as empresas relatam terem cumprido as metas de instalação de backhaul (infraestrutura de rede de serviços de telecomunicações) previstas para dezembro do ano passado. A fiscalização será feita pela Anatel. Assim, 2.772 novos municípios (20 a mais do que o previsto) contam agora com banda larga. Em abril de 2008, quando foi publicado o Decreto 6.424, de 7 de abril de 2008, apenas 2.125 dos 5.564 municípios brasileiros possuíam estrutura de banda larga.

O Decreto também alterou o Plano Geral de Metas para a Universalização (PGMU) do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC). Ficou estabelecida a substituição dos Postos de Serviços de Telecomunicações (PSTs) urbanos por backhaul. Ou seja, as concessionárias de telefonia fixa são obrigadas a levar a banda larga até a sede de todos os municípios brasileiros até dezembro 2010.

Nas escolas, ao todo, 43.193 instituições de ensino foram conectadas à internet em banda larga em 2009. A Telefônica chegou a 2.333 escolas; a CTBC, a 232; a Sercomtel, a 82; e a Oi, a 22.684; sendo 16.536 referentes à Região I e 6.148, à Região II.

O Projeto Banda Larga nas Escolas Públicas Urbanas é fruto do trabalho dos ministérios da Educação, das Comunicações, Planejamento, Casa Civil da Presidência da República e da Anatel. O objetivo é levar acessos em banda larga gratuitamente às escolas públicas de ensino fundamental, médio e superior.

Últimas notícias do mercado
Conheça as novidades do Facebook e do Instagram Mark Zuckerberg anunciou durante a conferência anual de desenvolvedores do Facebook ferramentas para incrementar a experiência com as redes sociais. 5 dicas para turbinar seu planejamento digital Estratégias simples podem definir uma trajetória online de sucesso. Clique e confira 5 dicas preciosas para criar um planejamento digital! Anunciantes: o que muda no Facebook após o escândalo da Cambridge Analytica Como as mudanças na política de privacidade da rede social podem afetar o desempenho das campanhas de marcas Humor na publicidade: até que ponto vale a graça O humor sempre foi um dos pilares mais fortes da publicidade, mas é preciso acertar na dose para garantir sucesso Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2018 | © Todos os direitos reservados