27Jun/13

Aumento da classe C impulsiona comércio no Norte

A expansão da classe média alavancou o varejo nas regiões Norte e Nordeste na comparação entre 2011 e 2010, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para o economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Fábio Bentes, a evolução no nível de empregos, acesso ao crédito e aos programas de transferência de renda contribuíram para o aumento das vendas nas regiões. “O cenário melhorou de forma mais rápida do que no Sul e Sudeste”, explica. No atacado, o destaque ficou com o Centro-Oeste, em razão da agropecuária.

Sobre as pessoas empregadas, foi verificado crescimento de 7,2%. Para Bentes, nos próximos anos, o comércio deve registrar um ritmo mais moderado de crescimento. Em 2013, o crescimento do varejo deve ficar entre 4% e 4,5.

O economista da CNC acredita que o mesmo desempenho se refletirá, também, no comércio automotivo, uma vez que não haverá mais os incentivos fiscais para estimular as vendas. O setor, acrescentou, tende a acompanhar o ritmo de crescimento do varejo.

Com informações da Agência Brasil / Adaptação: Equipe FTPI | Negócios em Mídia | Mídia Regional.

Últimas notícias do mercado
Centennials: como se comunicar com esse público? Nova geração de consumidores já representa cerca de 35% da população mundial. Site Kit by Google: o que você precisa saber sobre esse plugin Anunciada recentemente, nova opção traz acesso rápido a informações, métricas, insights e ferramentas sem precisar sair do WordPress. TV aberta lidera em investimentos de publicidade Dados do Cenp mostram que o meio esteve novamente no topo da lista no primeiro semestre de 2018, com mais de 60% dos investimentos, seguido pela internet, com cerca de 14% do total. Prepare-se para os principais eventos de publicidade e marketing de 2019 Inovação, tecnologia, tendências de consumo, marketing digital e muito mais para você se manter atualizado o ano inteiro. B2B, B2C e D2C: estratégias específicas para cada modelo de negócio Conhecer as particularidades de cada público-alvo é a chave para criar estratégias de sucesso em suas campanhas publicitárias. Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2019 | © Todos os direitos reservados