27Jun/13

Aumento da classe C impulsiona comércio no Norte

A expansão da classe média alavancou o varejo nas regiões Norte e Nordeste na comparação entre 2011 e 2010, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para o economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Fábio Bentes, a evolução no nível de empregos, acesso ao crédito e aos programas de transferência de renda contribuíram para o aumento das vendas nas regiões. “O cenário melhorou de forma mais rápida do que no Sul e Sudeste”, explica. No atacado, o destaque ficou com o Centro-Oeste, em razão da agropecuária.

Sobre as pessoas empregadas, foi verificado crescimento de 7,2%. Para Bentes, nos próximos anos, o comércio deve registrar um ritmo mais moderado de crescimento. Em 2013, o crescimento do varejo deve ficar entre 4% e 4,5.

O economista da CNC acredita que o mesmo desempenho se refletirá, também, no comércio automotivo, uma vez que não haverá mais os incentivos fiscais para estimular as vendas. O setor, acrescentou, tende a acompanhar o ritmo de crescimento do varejo.

Com informações da Agência Brasil / Adaptação: Equipe FTPI | Negócios em Mídia | Mídia Regional.

Últimas notícias do mercado
Engajamento digital: como jogadores de futebol ajudam no seu negócio Com milhares de seguidores nas redes sociais, a imagem dos craques de futebol pode ser usada pela sua empresa para alcançar consumidores. Google Duplex: inteligência artificial e a evolução do atendimento ao cliente A nova ferramenta da assistente pessoal dos celulares Android faz ligações e imita a voz humana para resolver pequenas tarefas do dia a dia Conheça as novidades do Facebook e do Instagram Mark Zuckerberg anunciou durante a conferência anual de desenvolvedores do Facebook ferramentas para incrementar a experiência com as redes sociais. 5 dicas para turbinar seu planejamento digital Estratégias simples podem definir uma trajetória online de sucesso. Clique e confira 5 dicas preciosas para criar um planejamento digital! Anunciantes: o que muda no Facebook após o escândalo da Cambridge Analytica Como as mudanças na política de privacidade da rede social podem afetar o desempenho das campanhas de marcas Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2018 | © Todos os direitos reservados