09Dez/10

80% comparam preços na internet

O Ibope Mídia traçou um perfil do consumidor de comércio eletrônico brasileiro. O estudo avaliou dados demográficos e comportamentais, as preferências, opiniões, atitudes e o que os consumidores pretendem comprar.

De acordo com o levantamento, o público predominante faz parte da classe AB, tem grau de escolaridade mais elevado, compra produtos de uso pessoal gastando, em média, R$ 118,00 por mês. A classe AB é dona de uma fatia de 61% do e-commerce brasileiro, enquanto a C responde por 35% e DE representa somente 4%.

A pesquisa indica que a maioria entre os consumidores online faz parte da parcela compreendida entre 25 e 44 anos, integrando 48% do total. As transações realizadas pelo público de 20 a 24 anos somam17% das, e 15% entre os de 15 a 19. Outros 13% têm de 45 a 54 anos e apenas 6% tem mais de 55 anos de idade. A faixa etária média do público de lojas virtuais é de 33 anos.

Na divisão entre sexos, os homens têm mais representatividade, 54% contra 46% de mulheres realizando compras pela internet. A parcela de solteiros é cerca de 8% maior que a de casados e, geograficamente, São Paulo e Rio de Janeiro correspondem a 37% do volume total das compras brasileiras.

Aproximadamente 80% dos usuários acessam a internet para comparar preços, 25% procuram um carro novo e 18% realizam compras profissionais. Em torno de 43% costumam recorrer a sites antes de comprar em lojas físicas. Mais de 66% dos consumidores online compraram de uma a cinco vezes nos últimos seis meses, sendo que 30% gastaram pelo menos R$ 224,00.

Os produtos preferidos são livros (30%), telefones e acessórios para celulares (20%), eletrodomésticos (18%) e produtos de tecnologia (17%) – câmeras digitais e mp3. Nos próximos seis meses, 17% têm a intenção de comprar um celular com câmera e 15% tentarão adquirir um iPhone.

A pesquisa consultou 2.500 usuários de internet do Brasil, entre maio e junho de 2010, nos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Goiânia e Distrito Federal, assim como de outras cidades do Nordeste, Sudeste e do interior da Região Sul.

Com informações do Propmark.

Últimas notícias do mercado
Google Marketing Platform, a nova plataforma para publicidade online Conheça a ferramenta que promete otimizar o planejamento e administração das campanhas de marketing da sua empresa. Mídias OOH se reinventam para fisgar a atenção dos mais jovens Outdoors, placas e telas de LCD estão ganhando espaço na publicidade por serem tão eficientes quanto as redes sociais quando o assunto é conversar com os mais novos. Como o blockchain promete revolucionar o marketing digital Tecnologia usada para a base de dados descentralizada das moedas digitais traz transparência e praticidade ao mercado publicitário. Como a TV on demand e a TV por assinatura aprenderam a caminhar juntas Inimigas nos tempos modernos? Nada disso! Veja como a TV on demand chegou para completar a TV por assinatura. Engajamento digital: como jogadores de futebol ajudam no seu negócio Com milhares de seguidores nas redes sociais, a imagem dos craques de futebol pode ser usada pela sua empresa para alcançar consumidores. Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2018 | © Todos os direitos reservados