05Jul/19

66% dos brasileiros jogam games eletrônicos, aponta pesquisa

66% dos brasileiros jogam games eletrônicos, aponta pesquisa

O mercado de games é um dos que mais cresce no mundo, e não é diferente no Brasil. Segundo uma pesquisa feita pela Newzoo, ele deve gerar US$ 152 bilhões em receita neste ano no país. E esse número tem uma justificativa: a sexta edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), realizada em fevereiro de 2019, revelou que 66,3% dos brasileiros são apaixonados por jogos virtuais.

O mesmo estudo, que entrevistou 3.251 gamers que têm o hábito de jogar em plataformas eletrônicas, independentemente de estilo de game, frequência ao longo da semana, duração de partidas e conhecimento, softwares e hardwares, revela outros dados interessantes e úteis sobre esse público. Confira!

  • Na América Latina, 52,6% têm o costume de jogar jogos eletrônicos, independentemente da plataforma.
  • O videogame mais jogado na casa dos gamers é o Playstation 4.
  • O smartphone é a principal plataforma de jogo atualmente, utilizado por 83%, seguido de videogame (48,5%), e notebook (42,6%).
  • Praticidade, ter sempre à mão, poder jogar em qualquer lugar, ser acessível e qualidade de imagem são o que os consumidores mais buscam em uma plataforma de jogos digitais.
  • O público principal de videogames são homens das classes A ou B de até 34 anos. Já entre os jogadores casuais, 58,8% são mulheres.
  • Os gêneros mais jogados no computador são de estratégia (35,9%), ação (32,8%) e atirador/shooter (30,3%).
  • O sistema operacional mais usado nos dispositivos móveis é o Android (79,9%), seguido do iOS (16,4%) e do Windows (2,2%).
  • 60,3% afirmaram conhecer a modalidade e-Sports, sendo que 48% a praticam. Mais de 60% do público assíduo acompanha partidas pelo YouTube.
  • Os hardcore gamers costumam consumir mais alimentos do que os casual gamers, como refrigerantes (39%), salgadinhos (38,1%) e sucos (35,7%).
  • 41,3% dos pais discordam que os jogos digitais são responsáveis por comportamentos agressivos, mas 41,6% dizem que eles podem atrapalhar a aprendizagem.

Segmentando ainda mais, a análise mostra o perfil, comportamentos de quem joga diariamente e também dos gamers casuais. Veja!

Perfil do Hardcore Gamer

  • 58,9% são homens
  • 41% têm entre 25 – 34 anos
  • 63,3% preferem escutar rock
  • 39% tomam refrigerante enquanto jogam
  • 90% conhecem e-Sports
  • 67,4% assinam Netflix
  • 77,4% gostam de filmes de ação
  • 41,5% assinam Spotify

Perfil do Casual Gamer

  • 58,8% são mulheres
  • 35,9% têm entre 25 – 34 anos
  • 57,3% preferem escutar POP
  • 31,6% comem snacks enquanto jogam
  • 49,3% conhecem e-Sports
  • 60,6% assinam Netflix
  • 79,2% gostam de filmes de comédia
  • 57,8% preferem smartphone para jogar

Qual a relevância disso para o meu negócio?

Vivemos em um mundo onde o mercado é extremamente volátil, e se adequar à preferência do consumidor deixou de ser um diferencial, tornando-se essencial. Porém, isso não é uma tarefa fácil. Antes de uma campanha publicitária ir ao ar, existem várias decisões a serem tomadas, como em quais plataformas veícular, por quanto tempo, qual será o tom da comunicação, etc. Mas determinar isso tudo sem conhecer melhor quem será impactado é arriscado. Primeiro, é preciso analisar os hábitos do seu target, seja no digital ou no offline. Apenas compreendendo bem o perfil do cliente será possível estabelecer uma estratégia efetiva e desenvolver produtos ou serviços que realmente atendam às suas necessidades, preocupações, desejos e preferências. E não esqueça: quanto mais informações você tiver, maiores as chances de atingir o seu objetivo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os gamers e a relevância dessas informações para o seu negócio, é hora de colocar sua descoberta em prática. Invista o tempo que você gastaria com planejamento, negociação, gestão da campanha e relatórios em uma criação excelente. Deixe que o Grupo FTPI, com o suporte da PI Mídia e da boo-box/ftpi, cuide de tudo para você. Basta passar o briefing para a gente, criar as peças e colher os frutos de uma campanha de sucesso!

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