06Jun/13

62% dos alunos de escolas públicas têm computador

Segundo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), cerca de 62% dos alunos de escolas públicas do país têm computador dentro de casa.

As informações compõem a pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Educação 2012, que reuniu dados de 856 escolas públicas e privadas, conforme o Censo Escolar de 2011. Passaram por entrevistas professores de português e matemática, alunos pertencentes aos ensinos fundamental e médio, assim como coordenadores pedagógicos e diretores.

O número não para de subir desde 2010, quando foi realizado o primeiro levantamento e o percentual era 54%. Em 2012, a proporção já havia avançado para 56%.

Também foi registrado crescimento do acesso à web pelo celular entre os alunos de escolas municipais e estaduais: crescimento de 14% na comparação com 2011, chegando a 44% dos entrevistados. No ensino privado, o total de estudantes que acessam internet pelo telefone móvel é de 54%.

Sobre os professores, a pesquisa revela que a presença do computador e da internet em casa beira à universalização. No último estudo, o percentual chegava a 96%. Para eles, o computador serve como suporte para desenvolver habilidades e a internet é meio de contatos informais com outros educadores.

O estudo destaca a necessidade de ampliar políticas públicas para a incorporação de tecnologias digitais na escola, já que a sala de aula ainda não incorporou plenamente o uso dessas ferramentas.

Em infraestrutura, as escolas apresentaram maior presença de computadores portáteis, no entanto, está a quantidade de equipamentos disponíveis e a velocidade de conexão à rede ainda precisam são pontos de melhoria.

Com informações da Folha.com.br / Adaptação: Equipe FTPI | Negócios em Mídia | Mídia Regional

Últimas notícias do mercado
Expectativa de baixa inflação deixa consumidores otimistas A confiança reflete a melhora das perspectivas em relação ao emprego e situação financeira, diz pesquisa Gerações X, Y e Z são os desafios das marcas da atualidade Estudo realizado pela Kantar Millward mostra também o desempenho das mídias tradicionais e o destaque da TV Novos hábitos de consumo no Brasil podem ser definitivos Pesquisa da PwC mostra que consumidores pesquisam mais os preços antes da compra Pesquisa aponta a relevância do meio rádio Kantar Ibope Media revelou alcance do rádio e mostra o perfil comportamental da audiência Compra de mídia em SP passa de 5.600 anunciantes em 2016 Estudo realizado pela Kantar mostra que a capital paulista recebeu mais de R$ 28 bilhões em campanhas publicitárias Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados