06Jun/13

62% dos alunos de escolas públicas têm computador

Segundo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), cerca de 62% dos alunos de escolas públicas do país têm computador dentro de casa.

As informações compõem a pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Educação 2012, que reuniu dados de 856 escolas públicas e privadas, conforme o Censo Escolar de 2011. Passaram por entrevistas professores de português e matemática, alunos pertencentes aos ensinos fundamental e médio, assim como coordenadores pedagógicos e diretores.

O número não para de subir desde 2010, quando foi realizado o primeiro levantamento e o percentual era 54%. Em 2012, a proporção já havia avançado para 56%.

Também foi registrado crescimento do acesso à web pelo celular entre os alunos de escolas municipais e estaduais: crescimento de 14% na comparação com 2011, chegando a 44% dos entrevistados. No ensino privado, o total de estudantes que acessam internet pelo telefone móvel é de 54%.

Sobre os professores, a pesquisa revela que a presença do computador e da internet em casa beira à universalização. No último estudo, o percentual chegava a 96%. Para eles, o computador serve como suporte para desenvolver habilidades e a internet é meio de contatos informais com outros educadores.

O estudo destaca a necessidade de ampliar políticas públicas para a incorporação de tecnologias digitais na escola, já que a sala de aula ainda não incorporou plenamente o uso dessas ferramentas.

Em infraestrutura, as escolas apresentaram maior presença de computadores portáteis, no entanto, está a quantidade de equipamentos disponíveis e a velocidade de conexão à rede ainda precisam são pontos de melhoria.

Com informações da Folha.com.br / Adaptação: Equipe FTPI | Negócios em Mídia | Mídia Regional

Últimas notícias do mercado
Ativação do consumo no varejo cresce no Dia dos Pais Incertezas no cenário político não impediram o aumento de 10% nas vendas online TV está presente em 97% das casas dos brasileiros Online aumenta penetração de mercado, mas mídias tradicionais seguem líderes quando se trata de consumo de notícias Setor nacional de beleza masculina deve superar os EUA Mantendo o ritmo de 7,1% anualmente, o Brasil pode ser o maior mercado do mundo em 2018 60% dos brasileiros acreditam na mídia nacional, diz estudo Pesquisa coloca o Brasil em segundo lugar no índice de confiança do público nos meios de comunicação Mercado nacional de mídia deve crescer 4,6% ao ano até 2021 O segmento deve movimentar US$ 13 bi em publicidade no mundo, segundo a PwC Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados