04Jul/17

60% dos brasileiros acreditam na mídia nacional, diz estudo

Segundo o “Reuters Institute Digital News Report 2017”, o Brasil está em segundo lugar no índice de confiança do público nos meios de comunicação. A lista é encabeçada pela Finlândia, com 62% confiando nas informações veiculadas pelas empresas de comunicação. O Brasil vem na sequência com 60%, seguido por Portugal (58%), Polônia (53%) e Holanda (51%). Os piores índices estão na Grécia (23%) e Coreia do Sul (23%).

No quesito compartilhamento de notícias de forma geral, o Brasil empata com o Chile, com 64%. Em seguida, estão Argentina (63%), México (63%) e Turquia (56%). O Brasil lidera quando o assunto é compartilhamento via WhatsApp ou Facebook Messenger, 43% das pessoas usando os aplicativos, seguido por Chile (39%) e Hong Kong (29%).

Apenas 24% das pessoas acham que as redes sociais fazem um bom trabalho ao separar fatos de ficção. Na mídia tradicional, o índice é de 40%. Na América Latina, 30% dos brasileiros creem que as notícias são livres de influência política e econômica. Na Argentina, os índices são 16% e no Chile 17% para os dois casos.

A pesquisa do Instituto Reuters para o estudo de jornalismo da Universidade de Oxford na Inglaterra sobre o índice de confiança do público nos meios de comunicação, ouviu 70 mil consumidores de notícias de 36 países, em uma época em que notícias falsas circulam com mais facilidade e, muitas vezes, sem controle.

Com informações do Propmark | Adaptação: Equipe FTPI

Últimas notícias do mercado
5 tendências de mídias sociais para ficar ligado em 2018 Entre as plataformas que conectam marcas e consumidores, as mídias sociais estão longe de perder o posto no ano que vem Consumo de TV aumenta 1 hora nos últimos 10 anos Emissoras como TV Diário do Ceará são exemplos de como os conteúdos multiplataformas tem impulsionado o meio Poder dos influenciadores digitais vai além da geração Y Pesquisa revela que quase ¼ dos pais da geração Y são influenciados por personalidades digitais Planejamento de mídia sem fronteiras entre online e off-line Veículos multiplataforma mudam a maneira de pensar o planejamento e compra de mídia em todo o País OOH investe em dados para aumentar sua credibilidade Setor de mídia out of home foi o que mais cresceu neste ano e investe em dados para aumentar credibilidade Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados