02Out/18

6 tecnologias que prometem facilitar a vida do publicitário

6 tecnologias do futuro

Para quem trabalha com publicidade, ficar por dentro das últimas novidades em tecnologia é fundamental para se destacar diante da concorrência. E conhecer plataformas que possam ajudar nesse trabalho é um dos passos mais importantes nessa caminhada.

Como o trabalho de divulgação de muitas empresas é quase inteiramente voltado para a internet, ter aplicativos, sites e ferramentas especializadas nisso pode ser uma mão na roda na correria do dia a dia. Elas poupam trabalho e te deixam focar na parte mais importante, que é o planejamento das ações.

Várias dessas plataformas também contam com inteligência artificial, que além de reduzirem a margem de erros dentro da publicidade de uma companhia, podem dar sugestões sobre como investir em determinadas áreas para ter mais alcance e acesso ao cliente final.

Confira algumas das tecnologias mais usadas na publicidade e que podem fazer toda a diferença no seu cotidiano:

Tweetdeck

O Twitter é uma das plataformas mais utilizadas por marcas para a interação direta com clientes, o que costuma dar muito certo para empresas justamente pelo perfil dos usuários dessa rede social.

Pelo menos é isso que mostra um estudo conduzido pelo próprio Twitter, em parceria com a Pointlogic/Nielsen: quem usa essa plataforma quer se conectar com assuntos de seu interesse, sendo aberto inclusive a conteúdos publicados na plataforma por empresas que estejam atrás de potenciais clientes.

O Tweetdeck é um site perfeito para quem quer trabalhar com esse tipo de microblogging. Ele permite que você agende tweets, acompanhe as interações com um perfil e ainda possa ler sobre vários assuntos, ou hashtags, em diferentes colunas, sem precisar mudar de página.

Ele funciona muito bem não só para quem quer fazer postagens, mas também para quem faz monitoramento de redes sociais.

Twitter Analytics

E ainda falando em Twitter, se o seu público-alvo forem os jovens, pode apostar na plataforma: segundo dados da própria rede social, 36% do público brasileiro é formado por pessoas de 16 a 24 anos.

E uma maneira de enxergar se as suas campanhas lá dentro estão atingindo mesmo essa faixa etária, ou a que for o seu objetivo, é usar o Twitter Analytics, uma ferramenta que mede o desempenho da sua conta.

Enquanto o Tweetdeck oferece uma visão mais básica das interações, o Twitter Analytics consegue fazer um panorama completo da presença de uma marca na rede, além de oferecer dicas sobre como aumentar a exposição.

BuzzSumo

A palavra “buzz”, que vem do inglês e significa “agitação”, começou a ser usada há alguns anos para descrever aqueles assuntos do momento, que não saem do topo das menções dos usuários nas redes sociais.

Pensando nisso, o BuzzSumo pode ser uma ferramenta bem produtiva para que você acerte o ponto dentro de uma campanha e consiga chamar a atenção do público estando conectado com o que eles estão falando.

Esse site faz uma busca dos tópicos que estão gerando mais buzz no momento e pode fazer isso dentro de um assunto que tenha a ver com a sua marca, como “futebol” ou “seriados”.

Google Analytics

Não dá para deixar de citar o queridinho do mundo da publicidade, né? O Google Analytics é totalmente gratuito e oferece várias ferramentas para medir não somente a audiência das redes sociais de uma marca, como também a origem do tráfego.

Com um mapa bem mais detalhado do público que acessa aquele conteúdo, dá para elaborar campanhas mais focadas e engajadas com o potencial cliente.

Inclusive, uma pesquisa da Interactive Advertising Bureau mostra que quanto mais uma empresa usa os dados sobre acesso à sua marca, maior e melhor é o seu desempenho em campanhas futuras!

Blockchain

Agora, todas essas ferramentas de coleta e análise de dados têm uma coisa em comum: para ter acesso ao que o consumidor pensa, você precisa passar por uma grande empresa, como o Facebook, o Twitter ou o Google.

É claro que o que essas companhias mais querem é que a publicidade da sua empresa fique dentro dessas plataformas, né? Sendo assim, não dá para saber exatamente se aqueles dados que são apresentados são, de fato, os mais vantajosos para o seu negócio.

Por isso que já tem gente usando o blockchain dentro do marketing digital. Essa tecnologia é uma base de dados compartilhada, mas que não tem a necessidade de uma matriz central. Ou seja, tudo o que for colocado dentro da cadeia digital de informações fica disponível para qualquer pessoa que tenha acesso.

É assim que você consegue acesso ao que os seus clientes pensam sem precisar da intermediação de uma empresa. Com o cliente final dentro dessas plataformas compartilhadas, ele mesmo pode fornecer todas as informações que quiser para uso em uma campanha publicitária. A eliminação dos players intermediários é, além de vantajosa para as agências, uma medida de segurança extra para os dados dos usuários!

Canva

Mas não é só de análise que um bom conteúdo é feito, né? Uma das ferramentas mais práticas para quem cuida de redes sociais é o Canva, um site ou aplicativo super prático que permite a criação de peças publicitárias em poucos minutos.

Essa plataforma permite que você crie imagens para acompanhar as postagens, e até que publique a partir dela. Afinal, quando mais visual for um conteúdo, mais atraente ele será para o seu cliente!

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