21Jun/13

49% brasileiros têm acesso à web

O total de usuários de internet no Brasil atingiu, em 2012, 80,9 milhões de brasileiros, ou 49% da população nacional, segundo a Pesquisa TIC Domicílios. O número é 2% maior do que o registrado no anterior e 12% maior que em 2008. O total de domicílios com acesso à web chega a 24,3 milhões, ou 40% do total.

A penetração é proporcional à renda: quanto mais elevada a classe socioeconômica, maior o acesso. A classe A tem penetração de 97%; a classe B, 78%; a C, 36% e a DE, 6%. A classe C foi a foi a que registrou maior aderência à rede nos últimos cinco anos, saltando de 16% para 36%.

A região nordeste do Brasil acusou o maior crescimento do número de brasileiros conectados. São 27% dos domicílios, passando de 7%, em 2008, para mais de um quarto do total de domicílios. O acesso representa o maior crescimento entre todas as regiões geográficas do Brasil. A região com maior penetração é a sudeste (48%), depois a sul (47%), centro-oeste (39%), nordeste (27%) e norte (21%).

No telefone celular, o uso de internet cresce. Na pesquisa, 24% do total de proprietários de dispositivos móveis usaram a web nos últimos três meses. Em 2011, eram de 18%. Em 2010, 5%. As faixas etárias com o maior número de usuários é a de 16 a 24 anos (44%) e 10 a 15 anos (33%). O acesso também é maior nas classes A, 59%; B, 35%; C, 22% e DE, 9%.

Nas redes sociais, o total de brasileiros conectados é de 73%. As faixas etárias com o maior número de usuários de redes sociais compreendem os jovens de 16 a 24 anos, com 86%; 25 a 34 anos, com 75%; e 10 a 15 anos, com 73%.

Com informações de Rodrigo Manzano, do M&MOnline / Adaptação: Equipe FTPI | Negócios em Mídia | Mídia Regional

Últimas notícias do mercado
Conheça as novidades do Facebook e do Instagram Mark Zuckerberg anunciou durante a conferência anual de desenvolvedores do Facebook ferramentas para incrementar a experiência com as redes sociais. 5 dicas para turbinar seu planejamento digital Estratégias simples podem definir uma trajetória online de sucesso. Clique e confira 5 dicas preciosas para criar um planejamento digital! Anunciantes: o que muda no Facebook após o escândalo da Cambridge Analytica Como as mudanças na política de privacidade da rede social podem afetar o desempenho das campanhas de marcas Humor na publicidade: até que ponto vale a graça O humor sempre foi um dos pilares mais fortes da publicidade, mas é preciso acertar na dose para garantir sucesso Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2018 | © Todos os direitos reservados