21Jun/13

49% brasileiros têm acesso à web

O total de usuários de internet no Brasil atingiu, em 2012, 80,9 milhões de brasileiros, ou 49% da população nacional, segundo a Pesquisa TIC Domicílios. O número é 2% maior do que o registrado no anterior e 12% maior que em 2008. O total de domicílios com acesso à web chega a 24,3 milhões, ou 40% do total.

A penetração é proporcional à renda: quanto mais elevada a classe socioeconômica, maior o acesso. A classe A tem penetração de 97%; a classe B, 78%; a C, 36% e a DE, 6%. A classe C foi a foi a que registrou maior aderência à rede nos últimos cinco anos, saltando de 16% para 36%.

A região nordeste do Brasil acusou o maior crescimento do número de brasileiros conectados. São 27% dos domicílios, passando de 7%, em 2008, para mais de um quarto do total de domicílios. O acesso representa o maior crescimento entre todas as regiões geográficas do Brasil. A região com maior penetração é a sudeste (48%), depois a sul (47%), centro-oeste (39%), nordeste (27%) e norte (21%).

No telefone celular, o uso de internet cresce. Na pesquisa, 24% do total de proprietários de dispositivos móveis usaram a web nos últimos três meses. Em 2011, eram de 18%. Em 2010, 5%. As faixas etárias com o maior número de usuários é a de 16 a 24 anos (44%) e 10 a 15 anos (33%). O acesso também é maior nas classes A, 59%; B, 35%; C, 22% e DE, 9%.

Nas redes sociais, o total de brasileiros conectados é de 73%. As faixas etárias com o maior número de usuários de redes sociais compreendem os jovens de 16 a 24 anos, com 86%; 25 a 34 anos, com 75%; e 10 a 15 anos, com 73%.

Com informações de Rodrigo Manzano, do M&MOnline / Adaptação: Equipe FTPI | Negócios em Mídia | Mídia Regional

Últimas notícias do mercado
Mercado nacional de mídia deve crescer 4,6% ao ano até 2021 O seguimento deve movimentar US$ 13 bi em publicidade no mundo, segundo a PwC Produção de bens de capital tem alta de 1,5% em abril Segundo IBGE, a fabricação de bens de consumo duráveis também teve um aumento esse ano Varejo apresenta crescimento no 1º trimestre de 2017 Segundo dados do IBGE, os números são superiores aos do último trimestre de 2016 Impacto da televisão continua forte entre os consumidores Pesquisa da Kantar Media descreve o comportamento do consumidor nas plataformas de mídia atuais Expectativa de baixa inflação deixa consumidores otimistas A confiança reflete a melhora das perspectivas em relação ao emprego e situação financeira, diz pesquisa Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados